O Exercício Ético na Constituição do Sujeito Político como Cidadão

Auteurs-es

  • Lidiane Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elizabeth Maria Andrade Aragão Universidade Federal do Espírito Santo

Mots-clés :

Sujeito político, Ética, Cidadania.

Résumé

Este artigo discute a construção do sujeito ético-político a partir das experiências relacionais do “cuidado de si” engendradas nos espaços de um fórum popular da cidade de Vitória - ES. Recorre, principalmente, ao pensamento de Michel Foucault, acerca do poder e da ética, como ferramentas teóricas de modo a problematizar a ideia de sujeito político atrelada, basicamente, à ideia de sujeito de direito. Para isso, propõe pensar a experiência política situada na trama articulada entre o poder e a resistência, tomada nos termos éticos do cuidado de si. Este estudo pretendeu ressaltar o componente ético de constituição do sujeito político como cidadão e a possibilidade de limitação de relações de dominação e sujeição por meio de um exercício ético do cuidado e cultivo da liberdade.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Lidiane Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicóloga, Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Elizabeth Maria Andrade Aragão, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional.

Téléchargements

Publié

2011-01-03

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

O Exercício Ético na Constituição do Sujeito Político como Cidadão. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 22, n. 3, p. 543–556, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4834. Acesso em: 3 févr. 2026.