Escala de Aconselhamento Profissional: análise com estudantes de Ensino Médio

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Maiana Farias Oliveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

interesses profissionais, adolescentes, teste psicológico

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a Escala de Aconselhamento Profissional-EAP com alunos do ensino médio, buscando fazer comparações com a amostra normativa,  composta por estudantes universitários. Dois conjuntos de dados foram utilizados, um deles composto por 762 estudantes universitários, e o segundo com 950 alunos do ensino médio. Análises fatoriais e de Rasch foram realizadas, tendo-se observado a mesma estrutura  fatorial que havia sido previamente definida para estudantes universitários com a nova amostra, composta por adolescentes. A precisão dos itens variou de 0,97 a 0,99, enquanto a precisão das pessoas variou entre 0,70 e 0,85. Os parâmetros de ajuste estiveram em patamares adequados tanto em relação às pessoas como com os itens. O theta e a dificuldade dos itens  foram semelhantes em ambas as amostras. Os resultados foram interpretados como favoráveis ao uso de EAP para medir os interesses vocacionais dos adolescentes, considerando as dimensões previamente definidas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É associado doutor - nível III da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência e orientação profissional. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2007-2009) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1C. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Possui mais de 100 produções entre artigos científicos e capítulos de livros.

Maiana Farias Oliveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Itatiba (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2009). Foi bolsista Capes durante o mestrado e doutorado. Atualmente faz pós-doutorado na UFRGS no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, com bolsa pelo Cnpq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, orientação profissional, auto-eficácia, personalidade e interesses profissionais.

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

NORONHA, A. P. P.; NUNES, M. F. O. Escala de Aconselhamento Profissional: análise com estudantes de Ensino Médio. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 2, p. 405-422, 4 set. 2012.

Edição

Seção

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