Escala de Aconselhamento Profissional: análise com estudantes de Ensino Médio

Auteurs

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Maiana Farias Oliveira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés:

interesses profissionais, adolescentes, teste psicológico

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar a Escala de Aconselhamento Profissional-EAP com alunos do ensino médio, buscando fazer comparações com a amostra normativa,  composta por estudantes universitários. Dois conjuntos de dados foram utilizados, um deles composto por 762 estudantes universitários, e o segundo com 950 alunos do ensino médio. Análises fatoriais e de Rasch foram realizadas, tendo-se observado a mesma estrutura  fatorial que havia sido previamente definida para estudantes universitários com a nova amostra, composta por adolescentes. A precisão dos itens variou de 0,97 a 0,99, enquanto a precisão das pessoas variou entre 0,70 e 0,85. Os parâmetros de ajuste estiveram em patamares adequados tanto em relação às pessoas como com os itens. O theta e a dificuldade dos itens  foram semelhantes em ambas as amostras. Os resultados foram interpretados como favoráveis ao uso de EAP para medir os interesses vocacionais dos adolescentes, considerando as dimensões previamente definidas.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É associado doutor - nível III da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência e orientação profissional. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2007-2009) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1C. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Possui mais de 100 produções entre artigos científicos e capítulos de livros.

Maiana Farias Oliveira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Itatiba (2007) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2009). Foi bolsista Capes durante o mestrado e doutorado. Atualmente faz pós-doutorado na UFRGS no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, com bolsa pelo Cnpq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, orientação profissional, auto-eficácia, personalidade e interesses profissionais.

Références

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, DC: [s.n.], 1999.

ANGELINI, A.L. O papel dos interesses na escolha da profissão. Psicologia Educacional 5. São Paulo, Boletim nº 185, 1957.

BAKER, F. B. The basics of Item Theory Response. Washington, DC: ERIC- Clearinghouse on Assessment and Evaluation, 2001.

BOHOSLAVSKY, R. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BORDIN, E. G. A theory of interests as dynamic phenomena. Educational and Psychological Measurement, [S.l.], v. 3, p. 49-66, 1943.

CARTER, H. D. The development of vocational attitudes. Journal of Consulting Psychology, [S.l.], v. 4, n. 5, p. 185-191, Sept. 1940.

ELLIOT, T. R. et al. Deconstructing therapy outcome measurement with Rasch analysis of a measure of general clinical distress: the Symptom Checklist–90 –Revised. Psychological Assessment, v. 18, n. 4, p. 359-372, 2006.

EMBRETSON, S.; REISE, S. Item Response Theory for Psychologists. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

FRYER, D. H. The measurement of interests. New York: Holt, 1931.

HOLLAND, J. L. A theory of vocational choice. Journal of Counseling Psychology, v. 6, n. p. 35-45, 1959.

HOLLAND, J. L. Explorations of a theory of vocational choice and achievement: a four-year prediction study. Psychological Reports, v. 12, p. 547-594, 1963.

HOLLAND, J. L.; FRITZSCHE, B. A.; POWELL, A. B. Sds- Self- Directed Search. Los Angeles, California: PAR- Psychological Assessment Resources, 1994.

LEITÃO, L. M.; MIGUEL, J. P. Avaliação dos interesses. In: Leitão, L. M. (Ed.), Avaliação psicológica em orientação escolar e profissional. Coimbra: Quarteto, 2004. p. 179-262.

LENT, R.; BROWN, S. D.; HACKETT, G. Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice and performance. Journal of Vocational Behavior, v. 45, n. 1, p. 79-122, 1994.

LINACRE, J. M. Kr-20 / Cronbach alpha or Rasch reliability: which tells the “truth”? Rasch Measurement Transactions, v. 11, n. 3 p. 580-581, 1997.

MATTIAZI, B. A natureza dos interesses e a orientação vocacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 1977.

NORONHA, A. P.; SISTO, F.; SANTOS, A. A. A. Escala de aconselhamento profissional- EAP- manual técnico. Itatiba-SP: Vetor, 2007.

NORONHA, A. P. P.; AMBIEL, R. A. M. Orientação profissional e vocacional: análise da produção científica. PsicoUsf, v. 11, n. 1, p. 75-84, 2006.

NORONHA, A. P. P. et al. Análise de teses e dissertações em orientação profissional. Revista da ABOP, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2006.

NUNES, C. H. S. S. et al. Teoria de Resposta ao Item para otimização de escalas tipo Likert: um exemplo de aplicação. Revista Iberoamerica de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, v. 25, n. 1, p. 51-79, 2008a.

NUNES, M. F. O. et al. Interesses profissionais: perspectivas teóricas e instrumentos de avaliação. Avaliação Psicológica, v. 7, n. 3, p. 403-414, 2008b.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

PASQUALI, L.; PRIMI, R. Fundamentos da Teoria da Resposta ao Item - TRI. Avaliação Psicológica, v. 2, n. 2, p. 99-110, 2003.

RASCH, G. Probablistic Models for Some Intelligence and Attainment Tests. Chicago: University of Chicago, 1960.

SARTORI, F. A.; NORONHA, A. P. P.; NUNES, M. F. O. Comparações entre Eap e Sds: interesses profissionais em alunos de ensino médio. Boletim de Psicologia, v. LIX, n. p. 17-29, 2009.

SAVICKAS, M. L. Examining the personal meaning of inventoried interests during career counseling. Journal of Career Assessment, v. 3, n. 2, p. 188-201, 1995.

SAVICKAS, M. L. The Psychology of Interests. In: SAVICKAS, M. L.; SPOKANE, A. R. (Ed.). Vocational interests: meaning, measurement and counseling use. Palo Alto, CA: Davies-Black, 1999. p. 19-56.

SISTO, F. F.; NORONHA, A. P. P.; SANTOS, A. A. A. Escala de Auto-Eficácia para Escolha Profissional: avaliação preliminar das propriedades psicométricas. Psicología para América Latina, v. 21, n. 2, p. 38-43, 2011.

STRONG, E. K. Jr. Vocational interests of men and women. Stanford, CA: Stanford University, 1943.

TEIXEIRA, M. A. P. et al. Produção científica em orientação profissional: uma análise da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 8, n. 2, p. 25-40, 2007.

TYLER, L. E. The relationship of interests to abilities and regulation among firstgrade. Psychological Measurement, [S.l.], v. 3, p. 49-66, 1951.

WRIGHT, B. D.; STONE, M. H. Making Measures. Chicago, IL: Phaneron, 2004.

##submission.downloads##

Publiée

2012-09-04

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##