Estudos psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários
Palavras-chave:
academic motivation, achievement goals, learning goal, performance goalResumo
Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade, por meio da análise da estrutura interna dos itens, para a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários e investigar a consistência interna e diferenças em relação às variáveis sexo, faixa etária e área do conhecimento. Participaram 429 alunos, de uma universidade particular do interior paulista, com idade entre 18 a 44 anos. O instrumento utilizado foi a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários. Os resultados apontaram o agrupamento dos itens da escala em três fatores, correspondentes à meta performance-evitação, performance-aproximação e aprender, que explicaram 39,41% da variância. A consistência interna dos três fatores variou de 0,72 a 0,83. Na comparação entre metas e sexo verificou-se uma diferença significativa na meta performance-aproximação. Quanto à faixa etária houve diferença na meta aprender. Os resultados mostraram índices aceitáveis de validade e precisão, no entanto, novos estudos são necessários para ampliar o conhecimento sobre as características psicométricas da escala.Downloads
Referências
AMES, C. Classrooms: Goals, structures and student motivation. Journal of Educational Psychology, v.84, n.3, p.261-271, 1992.
ANDERMAN, E. M.; MAEHR, M. L. Motivation and schooling in the middle grades. Review of Education Research, v.64, n.2, p.287-309, 1994.
ARCHER, J. Achievement goals as a measure of motivation in university students. Contemporary Educational Psychology, v.19, p.430-446, 1994.
BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação, v.31, n.1, p.30-38, jan./abr. 2008.
BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. Motivação para aprender no Brasil: estado da arte e caminhos futuros. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. É. R. (Org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes, 2010. Cap.10, p.231-250.
BUENO, J. M. H. et al. Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização. Estudos de Psicologia, Campinas, v.24, n.1, p.79-87, jan./mar. 2007.
BZUNECK, J. A. Uma abordagem sócio-cognitivista à motivação do aluno: a teoria de metas de realização. Psico-USF, Itatiba, v.4, n.2, p.51-66, 1999.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno orientado à meta aprender. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. (Org.), A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. Cap. 3, p.58-77.
CARDOSO, L. R. Uso de estratégias de aprendizagem e suas relações com metas de realização: um estudo no ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2002.
CLAYTON, K.; BLUMBERG, F.; AULD, D. The relationship between motivation, learning strategies and choice of environment whether traditional or including an online component. British Journal of Educational Technology, v.41, n.3, p.349-364, 2010.
ELLIOT, A. J.; CHURCH, M. A. A hierarchical model of approach and avoidance achievement motivation. Journal of Personality and Social Psychology, v.72, p.218 232, 1997.
ELLIOT, A. J.; HARACKIEWICZ, J. M. Approach and avoidance achievement goals and intrinsic motivation: a mediational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, v.70, n.3, p.461-75, 1996.
ELLIOT, A. J.; McGREGOR, H. A.; GABLE, S. Achievement goals, study strategies, and exam performance: A meditational analysis. Journal of Educational Psychology, v.91, p.549-563, 1999.
GUIMARAES, S. É. R.; BZUNECK, J. A.; SANCHES, S. F. Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes. Psicologia Escolar e Educacional, v.6, n.1, p.11-19, 2002.
LEPPER, M. R.; CORPUS, J. H.; IYENGAR, S. Intrinsic and extrinsic motivation in the classroom: age differences and academic correlates. Journal of Educational Psychology, v.97, n.2, p.184-196, 2005.
MAEHR, M. L.; MIDGLEY, C. Enhancing student motivation: a school wide approach. Educational Psychologist, v.26, n.3/4, p.399-427, 1991.
MIDDLETON, M. J.; MIDGLEY, C. Avoiding the demonstration of lack of ability: An underexplored aspect of goal theory. Journal of Education Psychology, v.89, n.4, p.710-728, 1997.
MIDGLEY, C.; KAPLAN, A.; MIDDLETON, M. Good for what, for whom, under what circumstances, and at what cost? Journal of Educational Psychology, v.93, n.1, p.77-86, 2001.
MIDGLEY, C. et al. The development and validation of scales assessing student’s achievement goals orientations. Contemporary Educational Psychology, n.23, p.113 131, 1998.
OTIS, N.; GROUZET, M. E. F.; PELLETIER, L. G. Latent motivational change in an academic setting: a 3-year longitudinal study. Journal of Educational Psychology, v.97, n.2, p.170- 183, 2005.
PINTRICH, P. R.; SCHUNK, D. H.. Motivation in education: theory, research, and applications. Englewood Cliffs, N. J.: Prentice Hall, 1996.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, p. 68-78, 2000.
SOBRAL, D. T. Motivação do aprendiz de medicina: uso da Escala de Motivação Acadêmica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.19, n.1, p.25-31, jan./abr. 2003.
STEFANO, S. R. As orientações motivacionais em cursos de Administração: um estudo comparativo entre alunos de instituição pública e privada. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2002.
STEINMAYR, R.; SPINATH, B. The importance of motivation as a predictor of school achievement. Learning and Individual Differences, n.19, p.80-90, 2009.
STIPEK, D. J. Motivation to learn: from theory to practice. Englewood Cliffs, NJ: Preintice Hall, 1998.
VALLE, A. et al. Metas acadêmicas, estrategias cognitivas y estrategias de autorregulación del estúdio. Psicothema, v.18, n.2, p.165-170, 2006.
VALLE, A. et al. Academic goals and learning quality in higher education students. The Spanish Journal of Psychology, v.12, n.1, p.96-105, 2009.
VROOM, V.H. Work and Motivation. New York, NY: John Wiley and Sons, 1964.
WEINER, B. An attributional theory of achievement motivation and emotion. Psychological Review, v. 92, n.4, p. 548-573, 1985.
WEINER, B. History of motivational research in education. Journal of Educational Psychology, v.82, n.4, p.616-622, 1990.
WOLTERS, C. A.; YU, S. L.; PINTRICH, P. R. The relation between goal orientation and student’s motivational belefies and self-regulated learning. Learning and individual Differences, n.8, p.211-238, 1996.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A. A motivação e a utilização de estratégias de aprendizagem em universitários. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. Estudante universitário: característica e experiências de formação. Taubaté: Cabral, 2004. p. 67-86.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A. Escala de metas de realização – versão para universitários. Relatório técnico. Programa de Pós-graduação stricto-sensu da Universidade São Francisco, 2008.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A. Escala de metas de realização como medida da motivação para aprendizagem. Interamerican Journal of Psychology, v.44, n.2, p.291-298, 2010a.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A. Teoria de metas de realização: fundamentos e avaliação. In: BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. (org.). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo Petrópolis: Vozes, 2010b. Cap. 4, p.99-125.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A.; BUENO, J. M. H. Escala de avaliação das metas de realização: estudo preliminar de validação. Avaliação Psicológica, v.2, n.2, p.165-173, 2003.
ZENORINI, R. P. C.; SANTOS, A. A. A.; MONTEIRO, R. M. (2011). Motivação para aprender: relação com o desempenho de estudantes. Paidéia, v. 21, n. 49, p. 157-164, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.