Estudos psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários

Auteurs

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco - Itatiba
  • Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rita da Penha Campos Zenorini Anhanguera Educacional

Mots-clés:

academic motivation, achievement goals, learning goal, performance goal

Résumé

Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade, por meio da análise da estrutura interna dos itens, para a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários e investigar a consistência interna e diferenças em relação às variáveis sexo, faixa etária e área do conhecimento. Participaram 429 alunos, de uma universidade particular do interior paulista, com idade entre 18 a 44 anos. O instrumento utilizado foi a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários. Os resultados apontaram o agrupamento dos itens da escala em três fatores, correspondentes à meta performance-evitação, performance-aproximação e aprender, que explicaram 39,41% da variância. A consistência interna dos três fatores variou de 0,72 a 0,83. Na comparação entre metas e sexo verificou-se uma diferença significativa na meta performance-aproximação. Quanto à faixa etária houve diferença na meta aprender. Os resultados mostraram índices aceitáveis de validade e precisão, no entanto, novos estudos são necessários para ampliar o conhecimento sobre as características psicométricas da escala.

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Bibliographies de l'auteur

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco - Itatiba

Psicóloga pela PUC-Campinas. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora titular da graduação e da pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco-Itatiba. Bolsista Produtividade do CNPq.

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco-Itatiba. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Ciência da Informação da UEL.

Rita da Penha Campos Zenorini, Anhanguera Educacional

Pedagoga. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Atua na  Anhanguera Educacional, Valinhos, Brasil

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Publiée

2013-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos

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