Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave:
perspectiva histórico-cultural, infância, formação de professores, linguagensResumo
Este artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo depesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processosde construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produçõesculturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixocentral. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboraçãocom profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupode crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Osestudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscritoao contexto histórico-cultural de cada sujeito.
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