Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ilka Schapper Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Núbia Aparecida Schaper Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

perspectiva histórico-cultural, infância, formação de professores, linguagens

Resumo

Este artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo depesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processosde construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produçõesculturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixocentral. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboraçãocom profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupode crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Osestudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscritoao contexto histórico-cultural de cada sujeito.

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Biografia do Autor

Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988). Especialização em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de Professores. Membro dos grupos de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFOPI/CNPq/UFJF) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/CNPq/UFF).

Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação ( PUC- Rio ), mestre em Educação ( UFJF), especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF), graduada em Pedagogia (USU). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de Pedagogia presencial e a distância, e especialista em linguagem do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), da mesma instituição. Líder do grupo de pesquisa LINFE, que desenvolve pesquisas nos campos da infância, linguagem e educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF e do Programa de Pós-Graduação Profissional do CAEd/UFJF.

Ilka Schapper, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Pedagogia (1994) e Letras (2002) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: linguagem e educação, formação de professores, educação infantil.

Núbia Aparecida Schaper Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduação em Psicologia (UFJF - 1999). Mestrado em Educação Especial (UFSCar - 2002). Doutorado em Educação (UERJ - 2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF e pesquisadora do grupo: Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infâncias - LEFoPI. Interesse por temas na área da Educação Infantil, Formação de Professores, Psicologia.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

MOREIRA, A. R. C. P.; MICARELLO, H. A. L. DA S.; SCHAPPER, I.; SANTOS, N. A. S. Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 22-27, 31 jan. 2015.