Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural

Auteurs-es

  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ilka Schapper Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Núbia Aparecida Schaper Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

Mots-clés :

perspectiva histórico-cultural, infância, formação de professores, linguagens

Résumé

Este artigo aborda as relações entre as concepções de sujeito e educação com base nos estudos realizados pelo grupo depesquisa LEFoPI/UFJF. A partir da abordagem histórico-cultural, calcada nas ideias de Vigotski e Bakhtin, discute os processosde construção de subjetividade que emergem nas relações entre adultos e crianças e entre crianças mediadas pelas produçõesculturais desses sujeitos nos contextos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, tendo a linguagem como eixocentral. Esses processos são investigados mediante dois projetos: (1) pesquisa-intervenção na perspectiva crítica de colaboraçãocom profissionais de creche em formação continuada; (2) estudo longitudinal, que busca compreender a experiência de um grupode crianças na transição entre a etapa da educação infantil e o ensino fundamental, focalizando especialmente a leitura. Osestudos chamam a atenção para a importância da reflexão sobre a prática e a prática da reflexão, em um movimento circunscritoao contexto histórico-cultural de cada sujeito.

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Biographies de l'auteur-e

  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988). Especialização em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de Professores. Membro dos grupos de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFOPI/CNPq/UFJF) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/CNPq/UFF).
  • Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Doutora em Educação ( PUC- Rio ), mestre em Educação ( UFJF), especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF), graduada em Pedagogia (USU). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de Pedagogia presencial e a distância, e especialista em linguagem do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), da mesma instituição. Líder do grupo de pesquisa LINFE, que desenvolve pesquisas nos campos da infância, linguagem e educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFJF e do Programa de Pós-Graduação Profissional do CAEd/UFJF.
  • Ilka Schapper, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Possui graduação em Pedagogia (1994) e Letras (2002) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2010) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes campos: linguagem e educação, formação de professores, educação infantil.
  • Núbia Aparecida Schaper Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduação em Psicologia (UFJF - 1999). Mestrado em Educação Especial (UFSCar - 2002). Doutorado em Educação (UERJ - 2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF e pesquisadora do grupo: Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infâncias - LEFoPI. Interesse por temas na área da Educação Infantil, Formação de Professores, Psicologia.

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Publié

2015-01-31

Comment citer

Pesquisas sobre infâncias, formação de professores e linguagens: diálogos com a perspectiva histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 27, n. 1, p. 22–27, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4993. Acesso em: 9 août. 2025.