O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educação

Autores

  • Maria Teresa de Assunção Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alessandra Sexto Bernardes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Marques Sampaio Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Leopoldina Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

concepção de sujeito, pesquisa em educação, Vigotski, Bakhtin

Resumo

Neste artigo a concepção de sujeito nas obras de Vigotski e Bakhtin e seu Círculo é revisitada em um diálogo com as produções doGrupo de Pesquisa LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz deFora, em seus 19 anos de trajetória no campo da pesquisa em educação. Considerando o outro como peça indispensável de todoo processo dialógico que permeia as teorias de Vigotski e Bakhtin, delineia-se brevemente o cerne do fazer metodológico do grupode pesquisa LIC que, ancorado no materialismo histórico e dialético, compreende o(s) sujeito(s) da pesquisa como participantesresponsivos, ativos, dialógicos. Sem a pretensão de formatar uma concepção de sujeito segundo os teóricos russos, são enfocadas ascondições de possibilidades que permitem pensar a produção de sentidos nos aspectos interconstitutivos de suas múltiplas dimensões:singular e coletiva, subjetiva e objetiva, biológica e cultural, histórica e dialética.

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Biografia do Autor

Maria Teresa de Assunção Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Professor associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentou-se em Setembro de 2011, mas atua voluntariamente no PPGE/UFJF na orientação de doutorandos, como professor convidado, sem ônus e sem vínculo empregatício com a instituição. É Professora Visitante Nacional Senior( PVNS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del- Rei-UFSJ desde julho de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin e seu Círculo).Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, tecnologias digitais, cinema e educação, formação de professores. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1D e pesquisadora do programa "Pesquisador Mineiro da FAPEMIG". Autora e organizadora de vários livros envolvendo temáticas relacionadas à perspectiva histórico-cultural e aos objetos das pesquisa desenvolvidas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC-UFJF) que foi criado pela pesquisadora em 1995. Em 18 de dezembro de 2013 foi agraciada com a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira que é a maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) por serviços prestados à sociedade e por sua contribuição para o desenvolvimento da UFJF.

Alessandra Sexto Bernardes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Atualmente é colaboradora da Prefeitura Municipal de Muriaé e Assessora da Direção Geral da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé - FUNDARTE. Tem experiência na área de Educação e Cultura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas socioculturais de leitura e escrita, bibliotecas e centros culturais, formação de professores.

Ana Paula Marques Sampaio Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Atualmente é doutorando pelo PPGE/UFJF e diretor na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves/ Juiz de Fora (MG). Tem experiência na área de Educação como coordenadora pedagógica e docente no Ensino Fundamental (anos iniciais) e no Ensino Superior, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, internet, educação ambiental, educação infantil, currículo/ programa escolar e projetos de ensino, problemas de escolarização e de aprendizagem, alfabetização e fracasso escolar.

Maria Leopoldina Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui graduação em Pedagogia e é especialista em Alfabetização e Linguagem pela mesma instituição. Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Currículo e Linguagem e trabalha como Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Tancredo Neves, professora das séries iniciais da Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, em Juiz de Fora - MG e professora do curso de Pedagogia da FACSUM / JF. Integra os grupos de pesquisas LIC- Linguagem, Interação e Conhecimento coordenado pela professora doutora Maria Teresa de Assunção Freitas e Curriculo e Cinema, coordenado pela professora doutora Adriana Mabel Fresquet.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

FREITAS, M. T. DE A.; BERNARDES, A. S.; PEREIRA, A. P. M. S.; PEREIRA, M. L. O sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin: implicações para a prática da pesquisa em educação. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 50-55, 31 jan. 2015.