O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem
Palavras-chave:
cognição e linguagem, aprendizagem de conceitos, conceitos temporais, educação infantil, ensino fundamentalResumo
O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) tem como foco o desenvolvimento da criança na educaçãoinfantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. A partir de um referencial socio-histórico, buscamos estudar como ascrianças aprendem conceitos a partir de suas interações diárias no ambiente escolar. Os estudos realizados no Grudhe desdesua fundação, no ano de 2009, começaram com a investigação do desenvolvimento de conceitos temporais na educação infantilconjugado a um programa de intervenção junto aos professores e às crianças (2008-2009). Em seguida, nossos estudos seexpandiram para abranger o primeiro segmento do ensino fundamental, focando desenvolver um instrumento de avaliaçãodo conhecimento temporal das crianças. Ali também houve um programa de intervenção avaliado a partir de pré e pós-testes(2010-2011). Paralelamente, um estudo em colaboração com Vasconcellos e Daiute (2012) teve como foco os conceitos de favela,comunidade e risco entre professoras de educação infantil que atuam em creches situadas em áreas de risco.Downloads
Referências
DAIUTE, C.; EISENBERG, Z.; VASCONCELLOS, V. M. R. de. ‘Parece que é uma coisa até meio normal, né?’ Análise de narrativas sobre ‘risco’ em creches de favelas. Educação em Foco, Juiz de Fora, n. esp., p. 209-228, ago. 2012.
EISENBERG, Z. O uso de conceitos temporais na creche e
na pré-escola. Faperj. Edital de Pós-Doutorado - Processo nº:
E-26/100.724/2007.
EISENBERG, Z. Trabalhando o tempo na creche. Faperj –
Edital Auxílio-Instalação, Processo nº: E-26/111.058/2009.
EISENBERG, Z. Mais tempo ao Tempo: o estudo de conceitos
temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino
fundamental. Faperj. Edital Apoio à melhoria do ensino em
escolas públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, Processo
Nº E-26/ 110.040/2010.
EISENBERG, Z. O Tempo no ensino fundamental do Rio
de Janeiro: o que as crianças sabem? Faperj. Edital Jovem
Cientista do Nosso Estado, Processo E-26/103.305/2011.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem
(1934). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.