O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem

Autores

  • Zena Eisenberg Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cognição e linguagem, aprendizagem de conceitos, conceitos temporais, educação infantil, ensino fundamental

Resumo

O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) tem como foco o desenvolvimento da criança na educaçãoinfantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. A partir de um referencial socio-histórico, buscamos estudar como ascrianças aprendem conceitos a partir de suas interações diárias no ambiente escolar. Os estudos realizados no Grudhe desdesua fundação, no ano de 2009, começaram com a investigação do desenvolvimento de conceitos temporais na educação infantilconjugado a um programa de intervenção junto aos professores e às crianças (2008-2009). Em seguida, nossos estudos seexpandiram para abranger o primeiro segmento do ensino fundamental, focando desenvolver um instrumento de avaliaçãodo conhecimento temporal das crianças. Ali também houve um programa de intervenção avaliado a partir de pré e pós-testes(2010-2011). Paralelamente, um estudo em colaboração com Vasconcellos e Daiute (2012) teve como foco os conceitos de favela,comunidade e risco entre professoras de educação infantil que atuam em creches situadas em áreas de risco.

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Biografia do Autor

Zena Eisenberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Assistente no Departamento de Educação da PUC-Rio. Possui graduação em Letras com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990); Especialização em Educação Infantil pelo CCE/PUC-Rio (2008), mestrados em Psicologia pela City University of New York (2001) e pela New School for Social Research (atual The New School University 1995) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano - The City University of New York (2006). Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (ProPEd) da UERJ (2008). É colaboradora do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) no Departamento de Educação da PUC-Rio. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com interesse especial pelo Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: aquisição de noções temporais, de conceitos, desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

Referências

DAIUTE, C.; EISENBERG, Z.; VASCONCELLOS, V. M. R. de. ‘Parece que é uma coisa até meio normal, né?’ Análise de narrativas sobre ‘risco’ em creches de favelas. Educação em Foco, Juiz de Fora, n. esp., p. 209-228, ago. 2012.

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VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem

(1934). São Paulo: Martins Fontes, 2009.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

EISENBERG, Z. O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 74-77, 31 jan. 2015.