O desenvolvimento de conceitos na cognição e na linguagem

Auteurs

  • Zena Eisenberg Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mots-clés:

cognição e linguagem, aprendizagem de conceitos, conceitos temporais, educação infantil, ensino fundamental

Résumé

O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) tem como foco o desenvolvimento da criança na educaçãoinfantil e no primeiro segmento do ensino fundamental. A partir de um referencial socio-histórico, buscamos estudar como ascrianças aprendem conceitos a partir de suas interações diárias no ambiente escolar. Os estudos realizados no Grudhe desdesua fundação, no ano de 2009, começaram com a investigação do desenvolvimento de conceitos temporais na educação infantilconjugado a um programa de intervenção junto aos professores e às crianças (2008-2009). Em seguida, nossos estudos seexpandiram para abranger o primeiro segmento do ensino fundamental, focando desenvolver um instrumento de avaliaçãodo conhecimento temporal das crianças. Ali também houve um programa de intervenção avaliado a partir de pré e pós-testes(2010-2011). Paralelamente, um estudo em colaboração com Vasconcellos e Daiute (2012) teve como foco os conceitos de favela,comunidade e risco entre professoras de educação infantil que atuam em creches situadas em áreas de risco.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Zena Eisenberg, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Assistente no Departamento de Educação da PUC-Rio. Possui graduação em Letras com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1990); Especialização em Educação Infantil pelo CCE/PUC-Rio (2008), mestrados em Psicologia pela City University of New York (2001) e pela New School for Social Research (atual The New School University 1995) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano - The City University of New York (2006). Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (ProPEd) da UERJ (2008). É colaboradora do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (Grudhe) no Departamento de Educação da PUC-Rio. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com interesse especial pelo Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: aquisição de noções temporais, de conceitos, desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

Références

DAIUTE, C.; EISENBERG, Z.; VASCONCELLOS, V. M. R. de. ‘Parece que é uma coisa até meio normal, né?’ Análise de narrativas sobre ‘risco’ em creches de favelas. Educação em Foco, Juiz de Fora, n. esp., p. 209-228, ago. 2012.

EISENBERG, Z. O uso de conceitos temporais na creche e

na pré-escola. Faperj. Edital de Pós-Doutorado - Processo nº:

E-26/100.724/2007.

EISENBERG, Z. Trabalhando o tempo na creche. Faperj –

Edital Auxílio-Instalação, Processo nº: E-26/111.058/2009.

EISENBERG, Z. Mais tempo ao Tempo: o estudo de conceitos

temporais em diferentes áreas de conhecimento do ensino

fundamental. Faperj. Edital Apoio à melhoria do ensino em

escolas públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, Processo

Nº E-26/ 110.040/2010.

EISENBERG, Z. O Tempo no ensino fundamental do Rio

de Janeiro: o que as crianças sabem? Faperj. Edital Jovem

Cientista do Nosso Estado, Processo E-26/103.305/2011.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem

(1934). São Paulo: Martins Fontes, 2009.

##submission.downloads##

Publiée

2015-01-31