Corposições entre o ver, o dizer e o agir

Autores

  • Catarina Resende
  • Iacã Machado Macerata
  • Leticia Costa Barbosa
  • Mariana Barbosa Pimentel
  • Mariana Borges de Moraes Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Cesar Augusto de Macedo

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2172

Palavras-chave:

Composição em Tempo Real, Modo Operativo AND, corporeidade, dança, clínica.

Resumo

Este artigo enuncia as questões que mobilizam o coletivo de investigação “Corposições: Profanações entre afeto, performatividade e território”, explicitando o “como”, “onde” e “quando” os campos de atuação de seus integrantes se imbricam para construir um corpo comum. A partir de suas principais ferramentas de trabalho - a Composição em Tempo Real de João Fiadeiro e o Modo Operativo AND de Fernanda Eugenio – o jogo proposto pelo grupo é o de partilhar suas experiências, dando visibilidade ao que desestabiliza, ventila e amplia suas práticas e discursos. Tal proposição implica modos de ver específicos – a articulação entre corporeidade, afeto, território e performatividade – e modos de agir – uma investigação que é experimentação e laboratório, na qual são performadas intervenções entre dança e clínica.

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Biografia do Autor

Mariana Borges de Moraes, Universidade Federal Fluminense - Programa de Pós-graduação em Psicologia

Mestranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Graduação em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Psicóloga clínica.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

RESENDE, C.; MACERATA, I. M.; BARBOSA, L. C.; PIMENTEL, M. B.; BORGES DE MORAES, M.; DE MACEDO, C. A. Corposições entre o ver, o dizer e o agir. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 135-142, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade