Testemunho e construção: sobre o ensino da psicanálise na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5606

Palavras-chave:

psicanálise, universidade, clínica, testemunho, construção

Resumo

O presente artigo aborda o ensino da clínica na universidade, visando apontar os limites e as possiblidades de transmissão do saber psicanalítico na experiência de estágio de graduação em psicologia. A construção analítica é retomada em suas aproximações com a função do testemunho em psicanálise, indicando o modo de operar com o saber parcial e lacunar da experiência clínica como uma pista interessante para inspirar metodologias de trabalho, tanto para o ensino universitário quanto para a prática de profissionais com percursos heterogêneos. O testemunho é por sua vez pensado em relação com uma crise na verdade, aproximando os campos da literatura e da psicanálise a partir da constatação da impossibilidade de sua plena representação. Essa perspectiva abre uma via de acesso que leva a experimentar os limites do saber em circunscrever o valor sempre inédito da experiência clínica. Concluímos sobre a possibilidade de pensar o ensino e a transmissão da psicanálise através do que se testemunha na posição de aprendizes da clínica.

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Biografia do Autor

Nuria Malajovich Muñoz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora associada do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do mestrado profissional em atenção psicossocial. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Psicanálise e Saúde Mental, com ênfase na clínica da psicose e na prática em instituição.

Daniela Costa Bursztyn, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo realizado estagio de doutoramento na Università degli Studi di Milano na Itália, e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM/IPUB/UFRJ). Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC/RJ) como Assessora de Matriciamento e de Formação e Pesquisa da Superintendência de Saúde Mental. Atualmente, atua como docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras (UFF/CURO), nas áreas de Psicanálise e Saúde Mental, com ênfase em Política de Pesquisa em Atenção Psicossocial, como professora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) e professora colaboradora do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (IPUB/UFRJ).

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

MUÑOZ, N. M.; BURSZTYN, D. C. Testemunho e construção: sobre o ensino da psicanálise na universidade. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 2, p. 76-82, 30 jul. 2019.

Edição

Seção

Artigos