O sujeito autista na Rede SUS: (im)possibilidade de cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5635

Palavras-chave:

integralidade, deficiência, foraclusão

Resumo

O presente artigo visa apresentar um estudo teórico sobre os documentos oficiais e normativos do Ministério da Saúde em relação aos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Partimos do objetivo de conhecer o discurso presente nesses documentos e, nesse contexto, quais relações podemos tecer entre eles e o conceito de integralidade. Utilizamos como fonte a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde, bem como alguns autores da Psicanálise que traçam uma leitura sobre o autismo no panorama científico atual. Concluímos que os documentos lançados pelo Ministério da Saúde são dissonantes, pois a Linha de Cuidado para a Atenção às Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo aponta filiações teóricas e uma lógica de rede distintas do apresentado nas Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. Além disso, erguem problemáticas que colocam em questão a possibilidade do cuidado integral na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

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Biografia do Autor

Lucas Silveira da Silva, Centro Universitário Barriga Verde, Orleans, SC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-2009), especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Conta com experiência nas áreas clínica, saúde do trabalhador, saúde mental, dependência química e docência no ensino superior. Atualmente é Psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Coordenador de Medidas Socioeducativas no município de Orleans-SC e docente no curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde- Unibave.

Luis Achilles Rodrigues Furtado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professor Adjunto IV do Programa Pós- Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Sobral, Pós-doutor em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Doutor em Educação pela UFC, Mestre em Psicologia pela UFC, atua nas áreas de estudos de Clínica Psicanalítica, Psicopatologia e Educação Inclusiva. É autor do livro Sua Majestade o Autista: fascínio, intolerância e exclusão no mundo contemporâneo, Editora CRV, 2013. É organizador do livro O autismo, o sujeito e a psicanálise: consonâncias, Editora CRV, 2014. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - EPFCL - Brasil. É bolsista de produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

SILVEIRA DA SILVA, L.; RODRIGUES FURTADO, L. A. O sujeito autista na Rede SUS: (im)possibilidade de cuidado. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 2, p. 119-129, 30 jul. 2019.

Edição

Seção

Artigos