Evidências de validade por processo de resposta no Cloze

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5817

Palavras-chave:

processo de resposta, técnica de cloze, ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste estudo foi explorar as diferenças qualitativas nos erros apresentados em um Teste de Cloze nas pontuações extremas de crianças e encontrar evidências de validade por processo de resposta. Participaram 277 alunos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental público do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, que ocorreu de forma coletiva, foi empregado o teste de Cloze estruturado de forma tradicional, na qual se omitem todos os quintos vocábulos do texto e no local coloca-se um traço de tamanho proporcional ao da palavra omitida, bem como a correção verbatim. Os resultados evidenciaram evidências de validade baseadas no processo de resposta, indicando também divergências nas respostas entre os alunos que pontuaram menos e aqueles que obtiveram maiores pontuações. A discussão dos dados aponta para algumas implicações acerca dos processos cognitivos envolvidos na emissão das respostas das crianças.

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Biografia do Autor

Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, MG, Brasil / Centro Paula Souza - Fatec Bragança Paulista, Bragança Paulista, SP

Doutora em Psicologia, na área Educacional, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza onde foi também Orientadora de Polo de Curso EAD. Docente de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional e metodologia de pesquisa. Membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Revisora da Revista Argumentos Pró-Educação. Editora Associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Campinas, SP

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2016). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017). Coordenadora-adjunta da área de Psicologia da CAPES (2018-2021). Bolsista Produtividade do CNPq 1A.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa. Membro da diretoria atual (2017) do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica na função de tesoureira. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

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Publicado

2018-11-26

Como Citar

CUNHA, N. DE B.; SANTOS, A. A. A. DOS; OLIVEIRA, K. L. DE. Evidências de validade por processo de resposta no Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 3, p. 330-337, 26 nov. 2018.

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