Evidências de validade por processo de resposta no Cloze

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5817

Mots-clés:

processo de resposta, técnica de cloze, ensino fundamental

Résumé

O objetivo deste estudo foi explorar as diferenças qualitativas nos erros apresentados em um Teste de Cloze nas pontuações extremas de crianças e encontrar evidências de validade por processo de resposta. Participaram 277 alunos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental público do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, que ocorreu de forma coletiva, foi empregado o teste de Cloze estruturado de forma tradicional, na qual se omitem todos os quintos vocábulos do texto e no local coloca-se um traço de tamanho proporcional ao da palavra omitida, bem como a correção verbatim. Os resultados evidenciaram evidências de validade baseadas no processo de resposta, indicando também divergências nas respostas entre os alunos que pontuaram menos e aqueles que obtiveram maiores pontuações. A discussão dos dados aponta para algumas implicações acerca dos processos cognitivos envolvidos na emissão das respostas das crianças.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, MG, Brasil / Centro Paula Souza - Fatec Bragança Paulista, Bragança Paulista, SP

Doutora em Psicologia, na área Educacional, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza onde foi também Orientadora de Polo de Curso EAD. Docente de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional e metodologia de pesquisa. Membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Revisora da Revista Argumentos Pró-Educação. Editora Associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Campinas, SP

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2016). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017). Coordenadora-adjunta da área de Psicologia da CAPES (2018-2021). Bolsista Produtividade do CNPq 1A.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa. Membro da diretoria atual (2017) do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica na função de tesoureira. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Références

ABRAHAM, R. G.; CHAPELLE, C. A. The meaning of Cloze test scores: an item difficulty perspective. The Modern Language Journal, Iowa City, v. 76, n. 4, p. 468-479, winter, 1992.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: APA, 1999.

ANASTASI, A. Testes psicológicos (1961). Tradução de Dante Moreira Leite. 2. ed. São Paulo: EPU, 1977.

ANASTASI, A.; URBINA, S. Testagem Psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

COHEN, J. H. The effect of content area material on Cloze test performance. Journal of Reading, Newark, v. 19, n. 3, p. 247-250, 1975.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 002/2003. Brasília: CFP, 2003. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/05/resoluxo022003.pdf. Acesso em: 23 jul. 2015.

CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A. A. Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 21, n. 3, p. 549-562, 2009. CrossRef.

CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A. A. Estudo de validade do questionário de avaliação de consciência metatextual. Psicologia: teoria e prática [online]. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 141-154, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jul. 2015.

GARCÍA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MACÍAS, A. B. La consulta a expertos como estrategia para la recolección de evidencias de validez basadas en el contenido. Investigación Educativa, Durango, v. 7, n. 2, p. 5-14, jul./dez. 2007.

MESSICK, S. Validity of psychological assessment. Validation of inferences from person´s responses and performances as scientific inquiry into score meaning. American Psychologist, v. 50, n. 9, p. 741-749, 1995. CrossRef

MOTA, M. M. P. E.; SANTOS, A. A. A. O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Psicologia Escolar e Educacional [online], Maringá, v. 18, n. 1, p. 135-142, 2014. CrossRef

NUNES, C. H. S. S.; PRIMI, R. Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. In: SANTOS, A. A. A. et al. (Org.). Aspectos técnicos e conceituais da ficha de avaliação dos testes psicológicos. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2010. p. 101- 128.

OLIDEN, P. E. Sobre la validez de los tests. Psicothema, Oviedo, v. 15, n. 2, p. 315-321, maio/jul. 2003. Disponível em: http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=1063. Acesso em: 12 out. 2015.

PADILLA, J. L.; BENÍTEZ, I. Validity evidence based on response process. Psicothema, Oviedo, v. 26, n. 1, p. 136-144, 2014. Disponível em: http://www.psicothema.com/pdf/4171.pdf. Acesso em: 27 Sept. 2016.

PAGE, W. D. The post-oral reading Cloze test: new link between oral reading and comprehension. Journal of Reading Behavior, Chicago, v. 7, n. 4, p. 383-389, 1975. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.860.7161&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 11 jan. 2013.

PRIETO, G.; DELGADO, A. R. Medición cognitiva de las aptitudes. In: OLEA, J.; PONSODA, V.; PRIETO, G. (Ed.). Tests informatizados: fundamentos y aplicaciones. Madrid: Pirâmide, 1999. p. 207-226.

PRIMI, R. Inteligência, processamento de informação e teoria gestalt: um estudo experimental. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia)_Departamento de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. 1995.

PRIMI, R. Desenvolvimento de um instrumento informatizado para a avaliação do raciocínio analítico. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia)_Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

RUEDA, F. J. M.; SISTO, F. Versão preliminar do teste pictórico de memória: estudo de validade. Estudos de psicologia, Campinas, v. 25, n. 2, p. 223-231, 2008. CrossRef

SANTOS, A. A. A. Desenvolvimento do hábito de leitura e compreensão de textos através da aplicação de fichas: um estudo com adolescentes carentes. 1981. Dissertação (Mestrado)_Pontifícia Universidade de Campinas, Campinas, 1981.

SANTOS, A. A. A. Evidências de validade de critério para o Teste de Cloze. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, São Paulo, 2005.

SANTOS, A. A. A. et al. O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 549-560, set./dez. 2002. CrossRef

SANTOS, A. A. A.; CUNHA, N. B. Consciência metatextual: evidências de validade para instrumento de medida. Psico-USF [online], v. 17, n. 2, p. 233-241, 2012. CrossRef

SANTOS, A. A. A.; SISTO, F. F.; NORONHA, A. P. P. TONI 3 - Forma A e Teste de Cloze: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 399-405, 2010.

SUEHIRO, A. C. B.; MAGALHAES, M. M. S. Relação entre medidas de avaliação da linguagem escrita em estudantes do ensino fundamental. Psico-USF [online], Itatiba, v. 19, n. 3, p. 489-498, 2014. CrossRef

SUEHIRO, A. C. B.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de leitura e consciência fonológica: evidências de validade de suas medidas. Estudos de psicologia (Campinas) [online], Campinas, v. 32, n. 2, p. 201-211, 2015. CrossRef

##submission.downloads##

Publiée

2018-11-26

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##