O conceito de inconsciente para Vigotski:

primeiras aproximações

Autores

  • Elis Bertozzi Aita Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5863

Palavras-chave:

Vigotski, consciência, inconsciente

Resumo

Objetivou-se compreender, a partir da Psicologia Histórico-Cultural, o conceito de inconsciente para Vigotski. Foi realizado um estudo conceitual, sistematizando o que este autor elaborou sobre o inconsciente. Vigotski entende que o conceito de inconsciente, juntamente com os conceitos de psique e consciência, é um dos principais problemas metodológicos da Psicologia. Para este autor, os conteúdos não conscientizados são uma tendência da atividade da própria consciência, e radicam das relações sociais, da produção da vida material. Ao longo da ontogênese, desde o nascimento até a morte, o ser humano, por meio das apropriações dos instrumentos materiais e simbólicos de sua cultura, reorganiza seu psiquismo em graus mais complexos. O que baliza o alcance deste desenvolvimento não são as condições puramente biológicas, mas as mediações dadas na concretude da vida singular. Nesse processo, para um pleno desenvolvimento é imprescindível que o homem submeta as relações sociais objetivadas ao seu controle coletivo consciente, para que possa se desenvolver como individualidade livre e universal.

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Biografia do Autor

Elis Bertozzi Aita, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, na linha de Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Mestre em Psicologia (UEM). Pós-graduada em Desenvolvimento na Infância e Adolescência - Abordagem interdisciplinar pelo Centro Lydia Coriat e Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - FADERGS. Atua como psicóloga clínica.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR, doutora e pós-doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural .É membro do corpo docente do Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana, processos de desenvolvimento e desagregação das Funções Psíquicas Superiores e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-08-31 — Atualizado em 2021-11-12

Versões

Como Citar

AITA, E. B.; TULESKI, S. C. O conceito de inconsciente para Vigotski:: primeiras aproximações. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 62-71, 12 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigos