Pesquisa participante, representações sociais e psicossociologia:
diálogos possíveis na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5979Palavras-chave:
pesquisa participante, representações sociais, psicossociologia, planejamento participativoResumo
O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Pesquisa Participante como momento de construção de novas representações sociais em pesquisas no campo escolar. A inserção do pesquisador de modo não hierarquizado, a reflexão e a construção coletiva são premissas básicas que inserem esse modelo no rol da psicossociologia e se adaptam aos pressupostos inerentes à Teoria das Representações Sociais de Moscovici e ao modelo participativo de pesquisa. Ao final dessa reflexão, será apresentada uma proposta de pesquisa unindo essas duas vertentes – Pesquisa Participante e Teoria das Representações Sociais. Serge Moscovici, Pedro Demo e Nasciutti foram os autores de referência usados para o delineamento do presente trabalho. Como resultado, mostra-se a perfeita adequação desses modelos e a relevância desse modo de fazer pesquisa para a construção de espaços mais democráticos no ambiente escolar, ou seja, espaços estes que propiciem a construção de identidades legitimadas socialmente.
Downloads
Referências
ABRIC, Jean Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUerj, 2001. p. 155-171.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1995.
DIAS-DUARTE, Luiz Fernando. A pulsão romântica e as ciências. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, p. 5-19, jun. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/GP39m4swhrzTxZtKXkvk5BJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
MAISONNEUVE, Jean. Introdução à Psicossociologia. São Paulo: Nacional; Edusp, 1977.
MOSCOVICI, Serge. As representações sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005.
NASCIUTTI, Jacyara. C. Rochael. Participação comunitária para uma melhor qualidade de vida. Documenta EICOS, Rio de Janeiro, v. 8, n. 11, p. 01-22, 2000.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórico e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 7-72.
Publicado
Versões
- 2021-11-13 (2)
- 2021-08-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fractal: Revista de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.