Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores

Autores

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Feevale
  • Fernanda de Oliveira Martini Universidade Feevale
  • Laura Kolberg Lipp Universidade Feevale

Palavras-chave:

síndrome de Down, educação inclusiva, professor

Resumo

O artigo pretende discutir os discursos de professores da cidade de Novo Hamburgo/RS sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, contando com a participação de 19 professores de alunos com síndrome de Down de escolas regulares de Novo Hamburgo/RS. Eles foram entrevistados e seus discursos foram analisados a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam que eles manifestaram sentimentos de desamparo, impotência e incompetência frente à inclusão, sobretudo, em decorrência da carência de espaços de discussão e formação sobre o assunto, apontando para possibilidades de intervenção da Psicologia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale
    Psicóloga clínica e escolar, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente do curso de Psicologia e pesquisadora da Feevale - Novo Hamburgo/RS.
  • Fernanda de Oliveira Martini, Universidade Feevale
    Psicóloga formada pela Feevale e voluntária no Programa de Aperfeiçoamento Científico da Feevale.
  • Laura Kolberg Lipp, Universidade Feevale
    Psicóloga formada pela Feevale. Foi bolsista de iniciação científica da FAPERGS.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inclusão de alunos com síndrome de Down: discursos dos professores. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 22, n. 1, p. 155–168, 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4786. Acesso em: 9 ago. 2025.