O corpo da mulher contemporânea em revista
Palabras clave:
corpo, mulher, mídia, subjetividade, psicanálise.Resumen
O corpo emergiu como “o mais belo objeto” na contemporaneidade, sob a regência do capitalismo. A sociedade de consumo, do espetáculo, do narcisismo são expressões da cultura contemporânea, que através da mídia influencia os hábitos de consumo e principalmente a subjetividade feminina. O corpo feminino é mostrado freqüentemente na televisão e nas revistas femininas, como expressão do corpo-beleza. Para atingir os objetivos propostos neste artigo, que são investigar a influência da mídia na subjetividade feminina e investigar o lugar cultural criado à mulher e a seu corpo, na contemporaneidade foi utilizado o “método investigativo” da psicanálise. Uma revista feminina brasileira e uma propaganda (desta revista) de um produto de uso exclusivo das mulheres foram escolhidas como amostras. Nos resultados, encontrou-se uma forte relação entre mercado consumidor, mulher, e consumo de si, o que demonstrou que o lugar criado à mulher é realmente a mídia, a publicidade e o mercado consumidor.
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