Modos de ensinar e conhecer Historia da Psicologia

Auteurs-es

  • Rosângela Luz Matos Observatório da Vida Estudantil - UFBA

Mots-clés :

docência, práticas de ensino, história da psicologia, genealogia, ética.

Résumé

Este artigo parte do relato de uma experiência profissional na docência para problematizar o ensino de História da Psicologia na formação de psicólogos. O percurso argumentativo descreve as circunstâncias e os questionamentos que contribuíram para o desenvolvimento de metodologias fundadas na perspectiva genealógica de ensinar e conhecer psicologia. A análise da experiência enfatiza a potência ético-política presente nas atividades de ensino de História da Psicologia, no conjunto das práticas disciplinares dos currículos de graduação para formação de psicólogos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Rosângela Luz Matos, Observatório da Vida Estudantil - UFBA

Psicóloga, Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social e Institucional - UFRGS e  Dra. Sociologia - UFC.

Atualmente cursa o pós doutorado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA, programa de pós-graduação em Estudos Sobre Universidade - EISU. 

Professora, ministra as disiciplinas de Ética, História, Fundamentos Filosóficos em Psicologia. Trabalha principalmente com Michel Foucault e Friedrich Nietzsche.

Entre 2007 e 2011 trabalhou com saúde coletiva junto a Escola Estadual de Saúde Pública, Bahia e de março de 2010 até agosto de 2011 coordenou a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão da Educação e do Trabalho, da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia.

No curso de doutorado, as experimentações empiricas com o método histórico (genealogia), apoiaram a pesquisa numa ONG situada em Salvador, Bahia e que tem a arte como argumento na formação de jovens artistas.

Na pesquisa de mestrado a referência metodológica foi a cartografia, conforme propõe Gille Deleuze e Felix Guattari, com vistas a problematizar a produção de subjetividades de jovens trabalhadores do sertor de fast food da economia capitalista pós-fordista e flexível, em Porto Alegre, RS.

Références

ANTUNES, A.; BRITO, S.; FROMER, M. Comida. Intérprete: Titãs. In: TITÃS. Jesus não tem dentes no país dos banguelas. [S.l.]: WEA, 1987. 1 CD. Faixa 2.

BENEVIDES DE BARROS, R. Psicologia e o sistema único de saúde: quais interfaces? Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 21-25, ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822005000200004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2010.

BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 jul. 2010.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Revisão teórica: Alfredo Veira-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO – UNIFRA. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. Santa Maria, 2001.

CLAMOR do sexo. Direção: Elia Kazan. USA: NBI Productions; Newton Productions, Warner Bros. Pictures, 1961. 1 DVD.

DIAS, R. M. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2007.

EIRADO, A.; PASSOS, E. A noção de autonomia e a dimensão do virtual. Psicol. estud., Maringá, v. 9, n. 1, p. 77-85, abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2010.

FIGUEIREDO, L. C. M. Matrizes do Pensamento Psicológico. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

FIGUEIREDO, L. C. M. Modos de Subjetivação no Brasil e outros escritos. São Paulo: EDUC/Escuta, 1995.

FIGUEIREDO, L. C. M. Revisitando as Psicologias: da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. 2. ed. São Paulo: EDUC; Petrópolis: Vozes, 1996.

FIGUEIREDO, L. C. M.; SANTI, P. L. R. Psicologia uma (nova) introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2000.

FIGUEIREDO, L. C. M. A invenção do Psicológico. Quatro séculos de subjetivação 1500 -1900. 5. ed. São Paulo: EDUC/Escuta, 2002.

FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud e Marx: theatrum philosoficum. Tradução de Jorge de Lima Barreto. Porto: Biblioteca Nova Crítica, 1980.

As ciências humanas. In:______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: M. Fontes, 1999. p. 475-536.

FOUCAULT, M. A Psicologia de 1850 a 1950 (1957). In: MOTTA, M. B. (Org.). Problematização do sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Tradução de Elisa Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. p. 133-151. Coleção Ditos & Escritos, v. 1.

FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade, Política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês A. D. Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. Coleção Ditos & Escritos, v. 5.

FREITAG, B. Cidade dos Homens. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

FREUD além d’alma. Direção: John Huston. [S.l.]: Bavaria Film, 1962. 1 DVD.

GIRARD, P. L’Education Athénienne au V et au IV siècle avant J.-C. Paris: L. Hachette, 1889. Disponível em <http://ia700402.us.archive.org/11/items/lducationath00girauoft/lducationath00girauoft.pdf>. Acessado em 30 ago. 2011. Digitized by the Internet Archive in 2009 with funding from University of Ottawa.

JACÓ-VILELA, A. M.; JABOUR, F.; RODRIGUES, H. B. C. (Org.). Histórias da Psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: UERJ/NAPE, 1999.

JOBIM, T. Autopsicografia. Intérprete: Tom Jobim. In: JOBIM, T. et al. A música em Pessoa. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, [1985] 2002. CD. Faixa 15. [adaptação poema de Fernando Pessoa por Tom Jobim].

LARANJA Mecânica. Direção: Stanley Kubrick. [S.l.]: Warner Bros, Pictures, 1971. 1 DVD.

LAZZAROTTO, G. D. R.; PALOMBINI, A.; MARASCHIN, C. M. Currículo como dispositivo de invenção: práticas coletivas e singulares na formação do psicólogo. In: MESA REDONDA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. São Paulo, Anais ... 2002. Disponível em: <http://www.cienciaeprofissao.com.br/congre/downloads.asp>. Acesso em: 30 de ago. 2010.

LAZZAROTTO, G. D. R. Pragmática de uma língua menor na formação em psicologia: um diário coletivo e políticas juvenis. 2009. Tese (Doutorado)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

LEVI, G. Sobre a micro-história. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. p. 133-161.

MACHADO, R. Foucault, a ciência e o saber. 3. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana, São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 17 n. 49, p. 11-29, jun. 2002. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 ago. 2010.

MELLO, B. et al. Alma Lavada. Intérprete: Titãs. In: TITÃS. A Melhor Banda de Todos os Tempos. Manaus: Abril Music, 2001. 1 CD. Faixa 15.

MELLO, B. et al. Não fuja da dor. Intérprete: Titãs. In: TITÃS. A Melhor Banda de Todos os Tempos. Manaus: Abril Music, 2001. 1 CD. Faixa 8.

NANA, C. Segue o teu destino. Intérprete: Nana Caymmi. In: JOBIM, T. et al. A música em Pessoa. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, [1985] 2002. CD. Faixa 2. [adaptação poema de Ricardo Reis por Sueli Costa].

NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia: ou Helenismo e Pessimismo. Tradução, notas e posfácio J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral: uma Polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NÓS que aqui estamos por vós esperamos. Direção: Marcelo Masagão. [S.l.]: Agencia Observatorio, 1998. 1 DVD.

ABRÃO, B. S. (Org.). Historia da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 1999. Coleção os Pensadores.

PRADO FILHO, K. Considerações acerca do cuidado de si mesmo no contemporâneo. In: TEDESCO, S.; NASCIMENTO, M. L. (Org.). Ética e Subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 231-245.

RAIN Man. Direção: Barry Levinson. USA: MGM, 1988. 1 DVD.

SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 1981.

TEMPOS modernos. Direção: Charles Chaplin. [S.l.]: Charles Chaplin Productions, 1936. 1 DVD.

UM ESTRANHO no ninho. Direção: Milos Forman. [S.l.]: Fantasy Films, 1975. 1 DVD.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-30

Comment citer

MATOS, R. L. Modos de ensinar e conhecer Historia da Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 625-640, 30 déc. 2011.

Numéro

Rubrique

Artigos