Novas tecnologias de vigilância e a gestão de violências

Auteurs-es

  • Irme Salete Bonamigo Unochapecó

Mots-clés :

violência, Teoria Ator-Rede, tecnologias de vigilância e controle, políticas públicas

Résumé

Este artigo discute as tecnologias de vigilância e controle como estratégia de gestão de violências, a partir do acompanhamento do projeto de instalação de câmeras de monitoramento eletrônico na cidade de Chapecó (SC). Trata-se de um estudo etnográfico, articulado com as contribuições da Teoria Ator-Rede, que abrangeu a investigação de quatro jornais locais, durante um ano, a realização de 31 entrevistas, a coleta de 32 documentos e a observação participante, com registro em diário de campo. A descrição dos eventos permitiu identificar a vinculação da categoria violência aos danos relacionados ao patrimônio público e privado e sua conexão com as novas tecnologias de vigilância e controle, a partir da mediação de três outras categorias: proteção, segurança e prevenção. O estudo busca contribuir com a discussão do tema violências na contemporaneidade, a partir da análise de redes que visam à produção de segurança, permitindo compreender e repensar práticas sociais e políticas públicas.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

Irme Salete Bonamigo, Unochapecó

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Integra o grupo de pesquisa Entre_Redes / CNPq e o Núcleo de Estudos sobre Violências (NESVI – Unochapecó / CNPq.

Références

BECK, U. La société du Risque: sur la voie d’une autre modernité. Paris: Alto Aubier, 2001.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolíticas: cartografias do desejo. Petrópolis, (RJ): Vozes, 1993.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1995.

FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Coleção Ditos & Escritos IV.

KASTRUP, V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In: PARENTE, A. (Org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.

PEDRO, R. M. L. R. Tecnologias de vigilância: um estudo psicossocial a partir da análise de controvérsias. In: XXIX ENCONTRO ANUAL DA ANPOC. 25 a 29 de outubro de 2005.

PEDRO, R. M. L. R.; CHEVITARESE, L. A questão da liberdade na sociedade tecnológica: por uma alegoria de Kafka a Dick. In: 27º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, CD-ROM, 2003.

LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LATOUR, B. A esperança de Pandora. Bauru: EDUSC, 2001.

LATOUR, B. Changer de société: refaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-31

Comment citer

BONAMIGO, I. S. Novas tecnologias de vigilância e a gestão de violências. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 3, p. 659-674, 31 déc. 2013.

Numéro

Rubrique

Artigos