Desafios da atuação dos psicólogos nos CREAS do Rio Grande do Norte

Auteurs-es

  • Adriana Barbosa Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Ilana Lemos de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pablo de Sousa Seixas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mots-clés :

O presente estudo objetiva discutir os aspectos contextuais que condicionam e possibilitam a prática profissional do psicólogo no campo da Assistência Social, utilizando como recorte a fala dos psicólogos que atuam nos Centros de Referência Especializados

Résumé

O presente estudo objetiva discutir os aspectos contextuais que condicionam e possibilitam a prática profissional do psicólogo no campo da Assistência Social, utilizando como recorte a fala dos psicólogos que atuam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do estado do Rio Grande do Norte (RN). Coloca-se em debate a atuação do psicólogo nesses espaços, pensando a sua contribuição na consolidação da política pública em questão. A análise dos dados demonstra a necessidade da construção de uma identidade do psicólogo como trabalhador social, apontando para a importância de mudanças no corpo conceitual e técnico da Psicologia.

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Adriana Barbosa Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Atualmente é mestranda pelo departamento de pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista CAPES. Formada em Psicologia na UFRN (2007) e com experiência como bolsista de iniciação científica (2003 - 2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e assistência social, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e atuação do psicólogo, profissão do psicólogo, violação de direitos e direitos humanos. Participante do Grupo de Pesquisas Marxismo & Educação (GPME).

Ilana Lemos de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB , com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem, juventude e violência, educação inclusiva, terceiro setor, psicologia comunitária e políticas públicas.

Pablo de Sousa Seixas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em Psicologia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Psicologia da Educação e Pesquisa em Psicologia, com ênfase em Psicologia e Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, psicologia na educação, psicologia no rio grande do norte e formação e atuação do psicólogo.

Isabel Maria Farias Fernandes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Editora da revista Estudos de Psicologia (Natal) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado da UFRN.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas sociais, formação e atuação de psicólogos.

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Publié-e

2014-08-31

Comment citer

RIBEIRO, A. B.; PAIVA, I. L. DE; SEIXAS, P. DE S.; OLIVEIRA, I. M. F. F. DE. Desafios da atuação dos psicólogos nos CREAS do Rio Grande do Norte. Fractal: Revista de Psicologia, v. 26, n. 2, p. 461-478, 31 août 2014.

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