Desempenho no Enade de bolsistas ProUni: Modelagem de Equações Estruturais
Mots-clés :
ensino superior, métodos estatísticos, avaliação em larga escalaRésumé
Esse estudo objetivou investigar o desempenho no Enade de estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni da própria instituição e de estudantes com outros tipos de bolsas e, ainda investigar, por meio de Modelos de Equações Estruturais, se este desempenho se mantém para estudantes sob a condição de ingressantes e concluintes. Utilizou-se um banco de dados contendo os resultados de 401.117 estudantes que realizaram o exame do Enade em 2006, composto pelas provas de Formação Geral e de Conhecimento Específico. O mesmo modelo de equações estruturais foi utilizado para analisar os dados de estudantes ingressantes e concluintes. Os resultados obtidos indicaram que o modelo de mensuração dos estudantes bolsistas com relação às notas do Enade apresenta um ajuste razoavelmente bom e permite afirmar que o desempenho do estudante durante a graduação é inferior ao do momento de seu ingresso no Ensino Superior.Téléchargements
Références
ACKERMAN, P. L.; ROLFHUS, E. L. The locus of adult intelligence: knowledge, abilities, and nonability traits. Psychology and Aging, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 314-330, 1999.
ACKERMAN, P. L.; LOHMAN, D. F. Individual diferences in cognitive function. In: ALEXANDER, P. A.; WINNE, P. H. (Org.). Handbook of educational psychology. New Jersey: Lawrence Eribaum Associates, 2006. p. 139-160.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Medida Provisória nº 213, de 10 de setembro de 2004. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior, e dá outras providências. 2004a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Mpv/213.htm>. Acesso em: 23 jan. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria número 3.964 de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o processo seletivo do Programa Universidade para Todos - PROUNI, referente ao primeiro semestre de 2005, e dá outras providências. 2004b. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao/legislacao-2004/15-portaria-n-3-964-de-2-de-dezembro-de-2004?path=legislacao-2004>. Acesso em: 23 set. 2011.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 2004c. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 24 set. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.853 de 28 de novembro de 2006. Diário Oficial da União, 29 nov. 2006. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/legislacao/legislacao-2006/63-portaria-n-1-853-de-28-de-novembro-de-2006/file>. Acesso em: 30 set. 2011.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Avaliando o desempenho no ENADE de bolsistas do PROUNI. Na Medida – Boletim de Estudos Educacionais do Inep, v. 1, n. 3, p. 15-18, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Brasília: MEC/INEP, 2005.
BRITO, M. R. F. O Sinaes e o Enade: da concepção à implantação. Avaliação, [S.l.], v. 13, n. 03, p. 841-850, 2008.
BYRNE, B. M. Structural Equation Modeling with AMOS, EQS, and LISREL: Comparative Approaches to testing for the Factorial Validity of a Measuring Instrument. International Journal of Testing, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 55-86, 2001.
CARROLL, J. B. Cognitive abilities: The State of the Art. Psychological Science, v. 3, n. 5, p. 266-271, 1992.
CARROLL, J. B. Human cognitive abilities: A survey of factor-analytic studies. New York: Cambridge University Press, 1993.
HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Artmed, 2011.
HANCOCK, G. R.; FREEMAN, M. J. Power and sample size for the root mean square error of approximation test of not close fit in structural equation modeling. Educational and Psychological Measurement, [S.l.], v. 61, n. 5, p. 741-758, 2001.
PROUNI. Programa Universidade para Todos. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 set. 2011
LIRA, Á. M. Avaliação do programa ProUni na Faculdade Santo Agostinho. 2010. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)__Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
LOPES, F. L.; VENDRAMINI, C. M. M.; MATA, A. S. Diferenças de desempenho acadêmico entre universitários com diferentes tipos de bolsas de estudo. In: JORNADA CIENTÍFICA E SEMANA DE PSICOLOGIA, 2., 2009, Itatiba, SP. Pôster apresentado na Universidade São Francisco.
MCGREW, K. S. CHC theory and the human cognitive abilities project: Standing on the shoulders of the giants of psychometric intelligence research. Intelligence, v.10, n. 1016, p. 1-10, 2008.
MCGREW, K. S.; EVANS, J. J. Internal and external factorial extensions to the Cattell-Horn-Carroll (CHC) – Theory of Cognitive Abilities: A review of fator analytic research, 2004. Disponível em: <http://www.iapsych.com/HCARR2.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2010.
PILATI, R.; LAROS, J. A. Modelos de equações estruturais em psicologia: conceitos e aplicações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. 2, p. 205-216, 2007.
ROLFHUS, E. L.; ACKERMAN, P. L. Assessing individual differences in knowledge: knowledge, intelligence, and related traits. Journal of Educational Psychology, v. 9, n. 3, p. 511-526, 1999.
SARAIVA, L. A. S; NUNES, A. S. A efetividade de programas sociais de acesso à educação superior: o caso do ProUni. Revista de Administração Pública, v. 45, n. 4, p. 941-964, 2011.
SCHWEIZER, K. Some Guidelines Concerning the Modeling of Traits and Abilities in Test Construction. European Journal of Psychological Assessment, [S.l.], v. 26, n. 1, p. 1-2, 2010.
ULLMAN, J. B. Structural Equation Modeling. In: TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. (Org.). Using multivariate statistics. 5th ed. Boston: Pearson Education, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.