Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40568

Mots-clés:

presenteísmo, síndrome de burnout, liderança ética

Résumé

O objetivo deste trabalho foi descrever variáveis preditoras de presenteísmo no contexto escolar, especificamente o burnout e a liderança. Utilizaram-se questionários como instrumento de coleta de dados. Responderam aos questionários 366 professores vinculados à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Eles trabalhavam em diferentes escolas de várias regiões do Distrito Federal. Foram testadas relações lineares e com interação. Os resultados obtidos mostraram que a exaustão emocional e a liderança ética estão relacionadas à concentração no trabalho. Contudo, não se relacionam com a perda de capacidade para completar o trabalho. Neste último, a liderança aparece como uma importante variável moderadora. Os altos níveis de exaustão emocional tendem a convergir negativamente em avaliações de liderança e presenteísmo. Este estudo contribui para a compreensão da relação entre bem-estar e produtividade e suas variáveis moderadoras, assim como aponta que a exaustão emocional no trabalho influencia a avaliação do professor.

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Bibliographies de l'auteur

Viviane Pinheiro Lourenço, Faculdade Laboro, São Luis, MA

Mestrado em Psicologia no Centro Universitário de Brasília/UniCEUB. Especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2014). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Licenciatura em Pedagogia (em andamento). Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Pesquisou os seguintes temas: Adoecimento Docente, burnout, Absenteísmo, Presenteísmo, Estratégias de Coping, Liderança, Motivação Humana, Clima Organizacional, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Experiência em rotinas administrativas em geral e recrutamento, seleção, cargos e salários, treinamento, avaliação de desempenho, administração de clima. Monitora na disciplina de Recursos Humanos. Parecerista em bancas de graduação. Atualmente trabalha como Coordenadora Acadêmica da Faculdade Laboro - Unidade Brasília.

Amalia Raquel Pérez-Nebra, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Sou professora titular do Centro Universitário de Brasília, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP) e da Associação Internacional de Psicologia Aplicada (IAAP). Coordeno projetos de psicologia social aplicada em diferentes contextos: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (econômico), Hospital Materno Infantil de Brasília (trabalho) e outros projetos de investigação em psicologia social. No Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) sou professora desde 2005. Atuei na graduação da Comunicação Social (psicologia social aplicada entre 2005-2010) e da Psicologia (2010 - atual). Na psicologia leciono Práticas em Psicologia Social, Teorias em Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Positiva, metodologia de pesquisa, estatística e orientação de trabalhos individuais. Sou filiada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia, na linha de pesquisa de saúde, onde oriento mestrados, leciono e desenvolvo pesquisas na área de saúde no trabalho. Fiz doutorado sanduíche na Universidad de Madrid e licença sabática na Universitat de València.

Aristides Isidoro Ferreira, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Aristides I. Ferreira is an Assistant Professor at ISCTE - Instituto Universitáio de Lisboa, Portugal, where he is the Director of the Master program in Human Resource Management and Organizational Consulting. He is also a researcher at the Business Research Unit in the same institute. He earned his PhD in Psychology from University of Minho, Portugal and he worked as a researcher for the Freie Universita¨ t Berlin, Germany. His research interests include psychological assessment, leadership, change management and presenteeism. His research work has appeared in journals such as The International Journal of Project Management, Journal of Business Research, International Journal of Human Resource Management, and Stress and Health.

Marina Kohlsdorf, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF

Doutora e mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Graduação em Psicologia (habilitações bacharel e psicóloga) pela Universidade de Brasília. Psicóloga na Unidade de Transplantes do Hospital Universitário de Brasília (HUB) de 2008 a 2012. Coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde (Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento - IBAC) de 2010 a 2014. Docente de 2011 a 2013 no curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília - UCB. Professora no curso de Psicologia do Centro Universitário UniCeub desde 2013 nos cursos de graduação e mestrado em Psicologia e membro do Comitê de Análise de Projetos de Pesquisa na mesma instituição. Coordenadora do curso de Mestrado Stricto Sensu em Psicologia no Centro Universitário UniCeub desde 2019. Psicóloga na Secretaria de Saúde do Distrito Federal no Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) desde 2013. Colaboradora no Laboratório de Desenvolvimento em Condições Adversas - LADVERSA - na Universidade de Brasília (UnB). Editora associada da revista Psicologia: Reflexão e Crítica. Membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP sobre Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente.

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Publiée

2020-07-01

Numéro

Rubrique

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia