Freud apresenta “o homem dos ratos”: imagens sob o prisma psicanalítico
Mots-clés:
psicanálise, sujeito do inconsciente, apresentação de pacientesRésumé
O tema da apresentação de pacientes, dispositivo clínico utilizado tanto pela psiquiatria quanto pela psicanálise, mostra-se como um importante ponto de partida para a discussão sobre as diferenças epistêmicas existentes entre estas duas áreas do conhecimento. Tal privilégio pode inicialmente ser relacionado ao fato de Freud ter presenciado as famosas apresentações de pacientes protagonizadas por Charcot na Salpêtrière, momento imediatamente anterior à criação da psicanálise. Porém, para além deste fato inaugural, permanece até hoje a polêmica discussão sobre a exposição de um paciente a um público, questão que direciona o cerne do debate para o lugar e a função das imagens no que concerne a estes dois discursos. Enquanto psicanalista Freud não praticou as apresentações de pacientes. No entanto, seus relatos de caso, entre eles o que ficou conhecido como "O homem dos ratos", funcionam como porta-voz do sujeito do inconsciente, mantendo viva a ruptura que produziu no discurso da ciência. Este núcleo vivo da psicanálise é o que Lacan buscava reeditar a cada apresentação de pacientes que realizava.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.