Assim falava Barbie: uma boneca para todos e para ninguém

Auteurs

  • Michelle Brugnera Cruz Cechin Instituto Educacional do Rio Grande do Sul
  • Thaise da Silva Instituto Educacional do Rio Grande do Sul

Mots-clés:

brinquedo, infância, relações de gênero, inclusão social

Résumé

Envolta em um mundo de beleza, riqueza e aventura, a boneca Barbie está imersa em uma pedagogia cultural, com o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, etnia e comportamento. Este artigo tem como objetivo discutir as representações da boneca Barbie na cultura lúdica e o modo como tem afetado a construção das identidades infantis, especialmente em relação à identidade de gênero e à diversidade cultural.

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Bibliographies de l'auteur

Michelle Brugnera Cruz Cechin, Instituto Educacional do Rio Grande do Sul

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FAPA). Licenciada em Pedagogia (FAPA). Está cursando a especialização em Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano (IERGS) e em Educação Especial: Inclusão na Educação (IERGS) Foi brinquedista do Programa de Extensão Universitária “Quem quer Brincar?” (UFRGS). Atualmente é professora de anos iniciais da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Thaise da Silva, Instituto Educacional do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (UFRGS). Mestre em Educação (UFRGS). Especialista em Alfabetização (FAPA). Professora do curso de pós-graduação no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS) e da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

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Publiée

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos