Crítica, razão e sociedade: convergência e paralelismo entre Foucault e Adorno & Horkheimer.

Auteurs

  • Leomir Cardoso Hilário Universidade Federal de Sergipe
  • Eduardo Leal Cunha Professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe.

Mots-clés:

Teoria Crítica, Escola de Frankfurt, Foucault, Adorno, Horkheimer

Résumé

Este artigo parte do ponto de vista defendido por Axel Honneth, no qual Foucault e Habermas são compreendidos como desenvolvimentos rivais do campo problemático aberto pela Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer em particular. Propomos que é a conduta diante do Iluminismo que afasta Habermas e Honneth de Foucault e também de Adorno e Horkheimer. Tecemos, assim, uma costura entre Foucault e a primeira geração da Escola de Frankfurt, que se apoia inicialmente na crítica de Honneth tanto a um quanto a outro, para em seguida ultrapassá-la, mostrando, ao mesmo tempo, os pontos em comum – centrados na crítica radical da razão – e os motivos para considerá-los responsáveis por empreitadas filosóficas distintas.

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Bibliographies de l'auteur

Leomir Cardoso Hilário, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em psicologia pela Universidade Tiradentes, Aracaju - Sergipe. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorando em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Eduardo Leal Cunha, Professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de psicanálise com ênfase nas relações entre clínica, cultura e sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos teóricos da psicanálise, com destaque para as noções de identificação, fantasia e realidade psíquica; ética e psicanálise; sexualidade e afetividade; novas formas de subjetivação. É Editor Responsável pela Revista Psicologia: Ensino e Formação, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, coordena o Projeto PROCAD/NF "A dimensão ética do pensamento psicanalítico: impacto no estudo de fenômenos sócio-culturais" que reúne o NPPS/UFS, o PPGTP/UFRJ e o PPGP/UFPA e o GT Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.

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Publiée

2014-12-28

Numéro

Rubrique

Artigos