O corpo cultivo da arte
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2204Mots-clés:
afetos, arte, corpo, experiência, resistênciaRésumé
O capitalismo urbano midiático atual pervade as subjetividades, extraindo os afetos vitais, vetores de criação, através de máquinas semióticas que capturam a experiência da cooperação e inoculam nas vidas a autoexigência, a autosuficiência, a autoimaginação, na urdidura do mais individual dos mundos: o mundo sem si. Tal forma de vida se torna incubadeira das patologias do ânimo, com pregnância dos afetos de insuficiência, enquanto testemunhamos a expansão incessante das redes de solidão participada. Nesta constante convocação à dispersão pelo excesso de oferta e ânsia de velocidade, a constituição de experiência é cada vez mais precária e a mesma abundância que ora incita à demanda, pode também assombrar com o tédio. Nosso projeto O corpo sem álibi, pesquisa aberta ao convivio acadêmico da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, consiste em compartilhar nossos corpos, seu poder de afetar e contrair memoria, apostando no corpo cultivo da arte como dispositivo micropolítico de resistência.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BARTHES, R. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia; vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. – Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1997.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GIL, J. O Movimento Total: o corpo e a dança. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
GODARD, H. Gesto e percepção. In: SOTER, S.; PEREIRA, R. (Org.). Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002. v. 3, p. 11-35. Disponível em: <https://docdanca.files.wordpress.com/2013/10/godard-hubert-gesto-e-percepc3a7c3a3o.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2016.
LATOUR, B. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 39-61. Disponível em: <http://www.bruno-latour.fr/sites/default/files/downloads/77-BODY-NORMATIVE-POR.pdf> Acesso em: 22 out. 2014.
MAC QUEEN, A. Video Alexander McQueen Savage Beauty The Metropolitan Museum of Art, New York. 1 ago. 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=P13oZsD-t4s>. Acesso em: 11 dez. 2016.
RANCIÈRE, J. O inconsciente estético. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
SAINT LAURENT, Y. Spring Summer 2017 Full Fashion Show|Exclusive. 27 set. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PsTessK0f0w>. Acesso em: 13 dez. 2016.
STANISLAVSKI, C. A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. 25. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
VERSACE, D. Versace Menswear Fall/Winter 2016-2017. 16 jan. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-M3uoMVgSSk>. Acesso 10/12/2016.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.