Implicações do retorno ao trabalho após licença-maternidade na rotina e no trabalho da mulher

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5541

Mots-clés:

função materna, licença maternidade, trabalho feminino

Résumé

O aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho formal e as mudanças do papel feminino nos séculos XX e XXI, remetem a uma adaptação da mulher a esta realidade social. Muitas vezes, é necessário conciliar funções onde a mulher é desafiada a atender diversas demandas e cumprir expectativas provenientes de cada uma delas, como as funções profissional e materna. Este estudo buscou caracterizar as implicações na relação de mulheres com seu trabalho e rotina pessoal após a licença maternidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicadas a mulheres que haviam retornado ao trabalho após a licença maternidade de seu primeiro filho. Dentre os resultados, verificou-se que a maternidade é uma experiência significativa que influencia na rotina e no trabalho da mulher. Verificou-se ainda que as mulheres optam por conciliar os papéis materno e profissional, por perceberem benefícios sociais, cognitivos e emocionais viabilizados pelo trabalho.

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Bibliographies de l'auteur

Carla Fernandes Garcia, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014). Cursando Especialização em Gestão de Pessoas. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional.

Juliane Viecili, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, SC

Juliane Viecili concluiu o doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008 e o mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2002. Atualmente é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina. Já atuou como docente da Universidade do Planalto Catarinense e professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 9 trabalhos em anais de eventos. Participou de 17 eventos no Brasil. Atua na área de Psicologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 35 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Coerção, Relação professor aluno, Aprendizagem, Formação do psicólogo, Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação em Psicologia.

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Publiée

2018-07-19