Corpo de Afetos: entre o apego emocional e o movimento dançado

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5741

Mots-clés:

afeto, intensidade, movimento, percepção sensório-motora, transformação

Résumé

O afeto é experienciado pelo bailarino em um nível energético básico: uma necessidade de respirar – inspirar o mundo no corpo e expirar o corpo no mundo. Neste movimento de afeto, o bailarino experiencia um processo de transformação corporal como necessidade vital. Este estudo confronta a percepção sensório-somática do afeto como força de movimento experienciada pela prática da dança, com o afeto compreendido como vínculo emocional entre indivíduos estudado por um campo da psicologia do desenvolvimento. Atribuindo voz ao conhecimento da dança e usando a teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, procura-se aprofundar a origem do sentido de afeto e compreender como ocorre a sua transferência de sentido entre a dança e a psicologia. Em ambos campos, o afeto revela-se como força de sobrevivência, porém, a dança compreende o afeto no nível pré-pessoal, como força da relação corpo-mundo, enquanto uma parte da psicologia do desenvolvimento entende o afeto no nível de necessidades de um corpo já subjetivado.

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Bibliographies de l'auteur

Cecília de Lima Teixeira, Universidade de Lisboa, Lisboa

Professora Convidada da Universidade de Lisboa – Faculdade de Motricidade Humana – licenciatura em Dança. Em paralelo, tem colaborado como Professora Convidada na Universidade Aberta - curso de Doutoramento em Digital-Media Arte. Desde 2014 integra o Editorial Advisory Board do Journal of Dance & Somatic Practices. Doutorada (como bolseira da FCT) pela Universidade de Lisboa – FMH, na especialidade de Dança. Mestre em coreografia pela Faculdade de ArtesArtEZ (Holanda), com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Desenvolve a sua carreira como coreógrafa e bailarina desde 1999, trabalhando com diversos criadores europeus. Em 2001 tornou-se cofundadora da companhia Canvas Performing Art (Holanda), onde, durante seis anos, cocriou diversas performances interdisciplinares. Em paralelo, lecionou em diversas universidades, destacando-se: Amsterdam Faculty of Arts -Modern Dance e Arnhem ArtEZ Faculty of Arts (NL). Tem vindo a desenvolver investigação no Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança (INET-md), no campo da relação da prática de dança com fenomenologia, ciências cognitivas e práticas somáticas, como também no âmbito da educação pela arte e da dança em expansão tecnológica. O seu trabalho tem vindo a ser publicado em revistas de circulação internacional e em vários encontros científicos.

Gilead Marchezi Tavares, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/UERJ (2011) e no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança/FMH/Universidade de Lisboa (2018). É professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em processos psicossociais da participação e da exclusão, processos de subjetivação e instituições sociais e processos cognitivos, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, direitos humanos, direitos da infância e juventude e processos de aprendizagem. Coorganizadora do livro “Cartas para pensar políticas de pesquisa em psicologia (2014) e Coautora dos livros “Juventude e risco: abrindo a sede ao meio no deserto das práticas de assistência social” (2017) e “Entre riscos e vínculos: a atuação da psicologia na assistência social” (2018).

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Publiée

2020-03-08

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