A dimensão psicológica da regulação no trabalho: rastreamento teórico-conceitual

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5873

Mots-clés:

regulação no trabalho, Psicologia Ergonômica, normas, renormatização

Résumé

Neste artigo buscou-se apresentar o resultado de uma etapa da investigação em curso acerca do conceito de regulação, neste momento explorando-o no interior do campo da Psicologia Ergonômica e da Ergonomia da Atividade. Frente às exigências dos novos sistemas sociotécnicos presentes nos mundos do trabalho na contemporaneidade, objetiva-se contribuir para o desenvolvimento do conceito e sua melhor utilização em Psicologia do Trabalho & Organizacional. Discutiu-se a introdução do conceito de regulação na emergência de um novo paradigma de análise de trabalho, ressaltando-se a necessidade de ponderação em seu uso no campo social. Verificou-se a existência de importantes pontos de conexão entre alguns autores, envolvendo especialmente as contribuições de Faverge, Leplat, Theureau, Canguilhem e Schwartz.

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Bibliographies de l'auteur

Cirlene de Souza Christo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É professora no Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com período de estágio no Atelier de Psicologia do Trabalho do Centro de Psicologia da Universidade do Porto / Portugal. Sua produção científica e atividades de ensino, pesquisa e extensão privilegiam os temas da Psicologia do Trabalho e da Saúde do Trabalhador, fazendo uso, em uma perspectiva ergológica, dos referenciais teórico-metodológicos da Ergonomia da Atividade, Clínica da Atividade e Psicodinâmica do Trabalho. Integra o grupo de pesquisa CNPq Ciência, Cuidado e Saúde na linha "Saúde e trabalho no setor público: estudos a partir das clínicas do trabalho".

Wladimir Ferreira de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Atualmente é docente (professor adjunto) do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Saúde Pública pela Ensp/FIOCRUZ. Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, em associação com a Université de Provence/Aix-Marseille - França (Programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE/CAPES/MEC). Graduou-se em Psicologia (Bacharelado, Formação de Psicólogo e Licenciatura) pela UERJ e concluiu a pós-graduação/especialização em Psicologia Médica e Psicossomática pela UNESA. Atua como psicólogo no campo da Saúde do Trabalhador e, como docente, dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão, abordando, principalmente os seguintes temas: Psicologia do Trabalho & Organizacional; Saúde Mental e Trabalho; Ergologia; Ergogerenciamento; Abordagens Clínicas do Trabalho; Trabalho, Saúde e Gestão; Saúde Pública; Saúde do Trabalhador. Coordena na UERJ o Projeto de Extensão Universitária EncontrAtividade: Trabalho, Gestão e Saúde Mental. Lidera o grupo de pesquisas Actividade - Ergologia e clínicas do trabalho (UERJ/CNPq), juntamente com o professor Milton Athayde. Membro pesquisador do grupo de pesquisas PISTAS (Fiocruz/CNPq). Possui experiência de gestão/gerenciamento em alguns setores: 1) Direção geral de unidade de saúde pública; 2) Chefia de Departamento de Instituição de Ensino Superior; 3) Supervisão e gerência administrativa em instituição financeira.

Maria Elisa Siqueira Borges, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda (RJ). Disciplinas: Psicologia Organizacional I e II. Foi docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (substituta) - disciplina: Psicologia do Trabalho. Docente em diversas universidades particulares em graduação e pós graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, tendo atuado como analista e gerente de Recursos Humanos do Banco do Brasil no Rio de Janeiro por quinze anos e como sócia diretora da Diálogos - Consultoria em Gestão com Pessoas - por oito anos. Possui as seguintes graduações: Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980). Especialização em Administração de Recursos Humanos pelo IAG- Instituto de Administração Gerencial - PUC-RJ e especialização em Alfabetização de Adultos pela UnB - Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) com estágio na Universidade de Aix-en-Provence (França).

Milton Raimundo Cidreira de Athayde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Atuação principal na área de Psicologia do Trabalho & Organizacional. Tem como títulos pós-doutorado em Psicologia do Trabalho (Universidade do Porto - Portugal, com Marianne Hélène Lacomblez, bolsa CAPES), pós-doutorado em Ergologia (Université d'Aix-Marseille - França, com Yves Schwartz, bolsa CNPq), doutorado em Engenharia de Produção / Gerência da Produção / Ergonomia (COPPE/UFRJ, com Mario Vidal, bolsa CAPES), mestrado em Educação de Adultos (CE/UFPB, com Francisco Foot Hardman /UNICAMP), com Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo. Atualmente é docente-pesquisador no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. Coordena o Grupo de Pesquisa Actividade / UERJ/CNPq. Desde sua fundação é membro do Comitê Científico Internacional da revista eletrônica bilíngue Laboreal. Coordenou o GT "Modos de Vida e Trabalho: o ponto de vista da atividade", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisas e consultorias pertinentes aos mundos do trabalho nas organizações, em uma perspectiva transaberes e multiprofissional, com vistas a desenvolver as possibilidades de sinergia positiva entre as exigências de produtividade & qualidade e as garantias de saúde & segurança/fiabilidade. Foi pesquisador do CNPq, tendo sido Procientista da UERJ/FAPERJ desde 1999.

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Publiée

2018-07-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Psicologia, modos de vida e trabalho: mobilizando um patrimônio de conceitos e autores