O analista está presente
performance e clínica
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5929Mots-clés:
psicologia clínica, performance, Marina Abramovic, presençaRésumé
O que pode a clínica? O que pode a arte? Qual a potência presente nesses domínios? Em que ponto a arte e a clínica se transversalizam, ou seja, em que ponto comungam? Este artigo tem estas questões como direção e busca respondê-las a partir de uma aposta na abordagem transdisciplinar da clínica. Transdisciplinaridade compreendida como contágio entre diferentes disciplinas, como experimentação das interferências que um domínio pode produzir sobre outro. A performance “A artista está presente” de Marina Abramovic é tomada neste artigo como canal de expressão para a arte do encontro entre analista e paciente, encontro produtor de novas possibilidades de vida. O trabalho da artista sérvia, preocupada com o que se passa entre artista e público, nos permite problematizar o que se passa entre analista e paciente e, para tanto, desenvolvemos o conceito de Presença, certa partilha afetiva que pode se dar no encontro com o outro.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
DELEUZE, Gilles. Os Intercessores. In: ______. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 151-168.
DELEUZE, Gilles. Imanência: uma vida. Educação e realidade, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 4-18, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079/19291. Acesso em: 22 ago. 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FERENCZI, Sándor. Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2013.
GUATTARI, Félix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 1992.
GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança. 3 ed. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2013. p. 11-35.
KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 2, p. 263-280, 2013. https://doi.org/10.1590/S1984-02922013000200004
MARINA Abramovic: The artist is present – the hardest thing is to do something which is close to nothing. Direção: Jeff Dupre e Matthew Akers. Produção: Jeff Dupre e Maro Chermayeff. USA: Show of Force, 2012. 1 DVD (106 min).
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Círculo do livro, 1996. livro I.
STERN, Daniel. Explorando o momento presente. In: ______. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 25-76.
TEDESCO, Silvia. Estilismo de si: ato de fala e criação. In: KASTRUP, Virginia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo (Org.). Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 177-197.
##submission.downloads##
Publiée
##submission.versions##
- ##submission.versionIdentity##
- ##submission.versionIdentity##
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2020 Fractal: Revista de Psicologia
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.