Arte ambiente alteridade: formação inventiva entre universidade e escola básica

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https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/6057

Mots-clés:

pesquisa-intervenção, psicologia educacional, formação inventiva, escola básica, universidade

Résumé

A proposta deste trabalho é fazer ver e falar uma perspectiva ética-estética-política de formação realizada entre universidade e escola básica. Uma aposta expressa por meio de três eixos que se articulam, a saber: arte, ambiente e alteridade. Tais eixos emergem da própria ligação entre professoras da universidade e da escola, que optam por práticas inventivas em seus territórios de trabalho e criam um coletivo, propondo análises e intervenções em uma escola pública da periferia urbana do município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Deste modo, este trabalho é expressão de tessitura coletiva implicada para expressar o que uma pesquisa-intervenção pode criar em dimensões coletivas e desindividualizantes. Para tanto, nossa tessitura acontece na articulação entre práticas instituídas e instituintes, para enunciar o que temos feito entre escola e universidade para formar professoras e estudantes perspectivados pela invenção, pela desnaturalização do habitual e pela possibilidade de produção de outros modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Luiza Gonçalves Dias Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da UFRJ/UFF/UERJ/FIOCRUZ. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGEdu) da UERJ. Possui Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (UERJ-FFP-2015); especialização lato sensu em Educação Básica - Ensino de Biologia (UERJ-FFP- 2013); graduação em Medicina Veterinária (UFF - 2008); graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (Universo - 2011); graduação em Pedagogia (UNIRIO - 2021) e formação Técnica Profissional em Conservação e Gerenciamento Ambiental pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ (2003). É professora de Ciências nas Redes Municipais de Educação de São Gonçalo (RJ) e Saquarema (RJ).

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (2017). É Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da UERJ. Procientista da UERJ desde 2012. Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2016/2019). Editoria da Revista Interinstitucional Artes de Educar. É autora dos livros Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição; Formação inventiva de professores; Entre analisar e intervir na formação de professores; Escritas de si e Ordens do discurso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos foucaultianos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas cognitivas, aprendizagem de adultos, produção de subjetividade, experiência, arte, estética da existência e formação inventiva de professores. Coordenou a Regional Sudeste do Fórum de Editores de Periódicos de Educação - FEPAE/ANPED (2019/2021). É vice-coordenadora do FEPAE-Nacional/ANPED (2021/2023). Coordena o Grupo de Pesquisa “Oficinas de formação inventiva de professores” (OFIP/CNPq) desde 2009.

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Publiée

2022-06-02

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Artigos