Espaço de conversa sobre o trabalho e o trabalhar: breve análise de uma prática de psicodinâmica do trabalho em uma instituição de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/40648

Palavras-chave:

psicodinâmica do trabalho, mundo do trabalho, saúde do trabalhador

Resumo

Este trabalho discute um relato de experiência realizada em uma das unidades de uma instituição da rede federal de educação, no Rio de Janeiro, em que se propôs uma atividade inspirada no espaço de discussão sobre o trabalho, da psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours. A atividade ocorreu durante dois meses (totalizando sete encontros) com nove trabalhadores de vínculos empregatícios, carreiras e profissões diferentes. A proposta teve origem nos atendimentos realizados pela psicologia e pelo serviço social, cujas queixas relacionavam-se a assédio moral. A partir de noções como a de trabalhar, de Dejours, e da inserção da ideologia gerencialista, discutida por Gaulejac, no serviço público brasileiro desde 1995, e levando em conta as mudanças no mundo do trabalho que vêm acontecendo desde a década de 1970, foi proposto um roteiro de atividades que buscou abarcar essas temáticas e suscitar a elaboração coletiva de tais temas. Para análise da atividade, usou-se o método de análise de conteúdo, de Bardin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Heringer Pizzinga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Ciências Humanas e Saúde (IMS/UERJ), e especialização em Terapia de Família (IPUB/UFRJ). Atualmente atua como psicóloga no CEFET/RJ, na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias Médicas (DASPE), onde exerce atividades relacionadas à saúde do trabalhador, sofrimento no trabalho e afins. Trabalhou anteriormente no Ambulatório Central de Adultos (ACA) do Instituto Municipal Nise da Silveira, no Núcleo de Reabilitação e Inserção Social e no Projeto de Gerência de Trabalho da mesma instituição, além de outras atuações no âmbito do SUS (CAPSi, CAPSad, UBS, Programa de HIV/AIDS, em outros municípios do Estado do Rio de Janeiro). É também escritora. Está em pré-lançamento do livro Ruído nos Dentes (Urutau, 2022, selecionado na chamada para o Estado do Rio de Janeiro de 2021, poemas), lançou dois livros de contos (A primavera entra pelos pés, 2015; Dias roucos e vontades absurdas, 2013) e um romance epistolar em conjunto com o escritor Igor Dias, Extravios (2018), esses pela Editora Oito e Meio. Participou com contos e textos poéticos em algumas coletâneas, tendo sido finalista do Concurso Cuéntame un Cuento, organizado pela Universidade de Salamanca em parceria com o Museu da Vida, da Fiocruz. Outras participações em coletâneas foram o capítulo “Pronome Relativo”, da coletânea Cada um por si e Deus contra todos (Tinta Negra Editora), e o capítulo “Teoria e Prática”, em Clube da Leitura, vol. 4 (Editora Rubra). Escreve regularmente textos sobre teatro para a revista digital Diversos Afinas e para o site Ambrosia, além de ser participante do coletivo de prosa Clube da Leitura, grupo em que lançou quatro coletâneas de contos ao longo de quatorze anos de atividade.

Rafaela Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio, especialização em Políticas Sociais pela Universidade do Grande Rio e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), atuando na Divisão de Atenção à Saúde e Perícias e na unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saude do Servidor Federal. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Saúde e Saúde do Trabalhador.

Gustavo Marchiori, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília, pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. É discente do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão de Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Técnico em Assuntos Educacionais do CEFET/RJ, compondo a equipe multidisciplinar do SIASS, atuando na prevenção e promoção da saúde dos servidores públicos federais. Possui experiencia em Educação Física escolar, promoção da saúde, prevenção e reabilitação, treinamento personalizado, treinamento para pessoas com deficiência, aulas coletivas, hidroginásticas, método Pilates, esportes coletivos (iniciação desportiva, alto rendimento e adaptado), Artes Marciais (Judô, Jiu-jitsu e MMA), Meditação ativa, Yoga, Reiki, artes cênicas, hotelaria e lazer.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Editora Ltc, 1987.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DEJOURS, Christophe. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção [online], v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004. https://doi.org/10.1590/S0103-65132004000300004

DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. 7. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

FISCHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.

MENDES, Ana Magnólia. A pesquisa em psicodinâmica: a clínica do trabalho. In: ______. (Org.). Psicodinâmica do trabalho: teoria, métodos e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 65-87.

MENDES, Ana Magnólia; ARAÚJO, Luciane Kozicz Reis. Os dispositivos clínicos para escuta qualificada. In: MENDES, Ana Magnólia; ARAÚJO, Luciane Kozicz Reis. Clínica psicodinâmica do trabalho: o sujeito em ação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 39-64.

RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; MANCEBO, Deise. O servidor público no mundo do trabalho do século XXI. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 33, n. 1, p. 192-207, 2013. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000100015

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

PIZZINGA, V. H.; GONÇALVES, R.; MARCHIORI, G. Espaço de conversa sobre o trabalho e o trabalhar: breve análise de uma prática de psicodinâmica do trabalho em uma instituição de ensino. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos