Sakharov e os métodos para pesquisa da formação de conceitos
Palavras-chave:
método funcional da dupla estimulação, formação de conceitos, método de Sakharov, psicologia histórico-cultural, Leonid Solomonovich Sakharov (1900-1928)Resumo
Este texto apresenta e estuda a primeira tradução para a língua portuguesa de “Sobre métodos para pesquisa de conceitos” (1928), de Sakharov, texto clássico da psicologia histórico-cultural. Em quatro partes, esclarecemos: as opções de tradução realizadas e as relações entre o autor e seu tempo; a discussão sobre métodos de pesquisa de conceitos/talento intelectual, envolvendo análise do objeto, material e procedimentos de investigação de Sakharov em relação com a obra vigotskiana. Debatemos também as críticas, replicações e repercussões do método funcional da dupla estimulação (ou método de Sakharov), apresentado na tradução.Downloads
Referências
ACH, N. Über die Begriffsbildung: eine experimmentelle Untersuchung. Bamberg: C. C. Büchners Verlag, 1921.
COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DA URSS. Resolução do CC do PCR (b), de 4 de julho de 1936. Sobre as deturpações pedológicas no sistema do Narkompros. 1936. In: PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil, repercussões no campo educacional. Tese (Doutorado)__Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Anexo 2, p. 205-208.
FARR, R. As raízes da psicologia social moderna. Petrópolis: Vozes, 1998.
FODOR, J. Some reflections on LS Vygotsky’s Thought and Language. Cognition, p. 83-95,1972.
JAKOBSON, R. A geração que esbanjou seus poetas (1930). São Paulo: Cosac Naify, 2006.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil - repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado)__Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
SAKHAROV, L. S. Obrazovanie ponjatij u umstvenno-otstalykhdetej (Referat) (“A formação de conceitos em crianças mentalmente retardadas” (uma sinopse). Voprosy Defektologuii, n. 2, p. 24-33, 1928.
SAKHAROV, L. S. Sobre métodos para pesquisa de conceitos. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 3, p. 695-724, set./dez. 2013.
SAKHAROV, L. S. Methods for investigating concepts (1930). In: VEER, R. van der; VALSINER, J. (Ed.). The Vygotsky Reader. Oxford, UK: Blackwell, 1994. p. 73-98.
SAKHAROV, L.S. O metodakh issledovaniya ponyatii. Kulturno-istoritcheskaia psikhologuiya // Cultural-HistoricalPsychology. n. 2, p. 32-47, 2006. Disponível em: <http://psyjournals.ru/en/kip/2006/n2/Sakharov.shtml>. Acesso em: 10 jan. 2012.
TEIXEIRA, E. Vigotski e o materialismo dialético: uma introdução aos fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Pato Branco, PR: FADEP, 2005.
TOWSEY, P. In search of Vygotsky’s blocks: exploring CEV, BIK, MUR, and LAG in South Africa. Md Dissertation. Faculty of The Humanities, University of The Witwatersrand, 2006. Disponível em: <http://wiredspace.wits.ac.za/handle/10539/5859>. Acesso em: 23 jan. 2013.
VALSINER, J. Developmental psychology in the Soviet Union. Brighton, Sussex: Harvester, 1988.
VEER, R. van der. Notes. In: VEER, R. van der; VALSINER, J. (Ed.). The Vygotsky Reader. Oxford, UK: Blackwell, 1994. p. 26-27.
VEER, R. van der; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola/Unimarco, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Pedagoguítcheskaya Psikhológuiya (Psicologia Pedagógica) (1926). Moskva: Pedagoguika, 1991.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância (1932). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem (1934). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica (1926). Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
VYGOTSKI, L. S. El desarrollo del pensamiento del adolescente y la formación de conceptos (1931). In: ______. Obras escogidas. 2. ed. Madrid: Visor y Antonio Machado Libros, 2006a. Tomo IV, p. 47-116.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Psicologia Infantil). 2. ed. Madrid: Visor y Antonio Machado Libros, 2006b. Tomo IV.
VYGOTSKI, L.S. El problema de la edad (1932-1934). In: ______. Obras escogidas. 2. ed. Madrid: Visor y Antonio Machado Libros, 2006c. Tomo IV, p. 251-273.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem (ANO). São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L.S. Thought in schizophrenia (1934). VALSINER, J. (Ed). The Vygotsky reader. Oxford, UK: Blackwell, 1994. p. 313-326.
VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança (1930). Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
YASNITSKY, A. Vygotsky Circle during the decade of 1931-1941: toward an integrative science of mind, brain, and education. 2009. PhD thesis, University of Toronto, Toronto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.