O brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças

Autores

  • Taisa Resende Sousa Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Maria Regina Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i3/5754

Palavras-chave:

brincar, experiência criativa, fenômeno transicional, psicanálise com crianças.

Resumo

O tema investigado é o brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças, partindo das contribuições freudianas e aprofundando os conceitos winnicottianos, sobretudo em relação ao brincar: uma noção que vai além do modo de expressão característico das crianças, relacionado à continuidade do ser. O objetivo é refletir essa temática, considerando o brincar como fenômeno transicional e experiência criativa própria à expansão do self. Duas vinhetas clínicas são trazidas, a fim de ilustrar as construções teóricas da psicanálise com crianças, do brincar, do jogo do rabisco e da melodia como fenômeno transicional. A título de conclusão, recorremos a uma série televisiva canadense, Anne with an “E”, para refletir sobre a vida de uma adolescente que foi adotada por uma família que conseguiu ser um ambiente suficientemente bom. Assim como nas sessões analíticas, entendemos que é preciso haver uma disponibilidade para brincar, bem como um encontro frutífero entre as pessoas para que elas possam concretizar seu potencial criativo.

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Biografia do Autor

Taisa Resende Sousa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, pela mesma instituição. Membro do Laboratório LABPEP - Ágora Psychê. Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Substituta da Faculdade de Educação - Departamento Teoria e Fundamentos - UnB (de 2015 a 2016), nas seguintes disciplinas: Perspectiva do Desenvolvimento Humano, O educando com necessidades educacionais especiais e Introdução à classe hospitalar. Realização do curso de formação dos 7 Módulos Fundamentais sobre a obra de Sigmund Freud, no Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia - CEEPU (252 horas) e realização do curso sobre os Fundamentos da Psicanálise de Winnicott (38 horas), organizado pelo grupo A psicanálise de Winnicott em Brasília. Interesse de estudos em: Psicanálise, Psicologia Clínica, Psicologia da Educação, Infância e Propostas de escolas transformadoras. Mãe de dois filhos: licença maternidade no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2020.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e Pós Doutorado em Sciences de l’Education pela Universidade Paris V, René Descartes (outubro 2009 a março de 2010). Atualmente é Profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Conselheira do CFP, gestão 2017-2019. Coordena na UnB o PROCAD/Amazônia CAPES/FAPEAM, UFAM, UnB, UNIR. É pesquisadora no CAPES PRINT/UnB, nos planos de trabalho do Ágora Psyché (PGPDS) e do PSICC.

Maria Regina Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1989), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicanálise e educação. Dedica-se principalmente aos temas: infância, psicanálise, educação e contemporaneidade.

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Publicado

2020-11-30 — Atualizado em 2021-02-26

Versões

Como Citar

SOUSA, T. R.; PEDROZA, R. L. S.; MACIEL, M. R. O brincar como experiência criativa na psicanálise com crianças. Fractal: Revista de Psicologia, v. 32, n. 3, p. 269-276, 26 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos