Os sentidos de trabalho e escola construídos por adolescentes trabalhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/34727

Palavras-chave:

trabalho infantil, escola, sentidos, subjetividade, adolescentes.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a produção de sentidos de trabalho e escola entre adolescentes que vivenciam a experiência de trabalhar e estudar. A pesquisa se fundamentou na Teoria da Subjetividade, principalmente no conceito de sentido subjetivo. Participaram deste estudo quatro adolescentes residentes em zonas urbanas e rurais do estado da Bahia, do sexo masculino e feminino. Foram realizadas sessões de conversação e utilizado um questionário sociodemográfico e uma complementação de frases. Os resultados apontaram a valorização do trabalho, visto como espaço formativo e promotor de valores, de garantia de acesso a bens de consumo e superação das privações impostas pela pobreza. A escola foi representada como ambiente de aprendizados e preparação para o futuro e mecanismo auxiliar para a consecução de aspirações profissionais. Estes resultados podem auxiliar na formulação e no aprimoramento de políticas públicas que visam à garantia de direitos e proteção ao adolescente trabalhador.

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Biografia do Autor

Ramiro Rodrigues Coni Santana, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é doutorando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia. Interesse nos tópicos: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Histórico-cultural e Teoria da Subjetividade, Psicologia Cultural, Trabalho infantil.

Marilena Ristum, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado na Clark University (US) e na Universidad de Cordoba (ES). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFBA durante o período entre 2012 e 2015. Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade Federal da Bahia, atuando nos cursos de pós-graduação em Psicologia. Orienta alunos de Mestrado e Doutorado.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Cultura e Sociedade. Sob a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Cultural, atua principalmente nos seguintes temas: violência e escola, bullying escolar, violência e família, violências contra a criança e o adolescente, medidas socioeducativas, psicologia escolar e educacional, inclusão escolar, relação professor-aluno em escolas públicas e particulares.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

SANTANA, R. R. C.; RISTUM, M. Os sentidos de trabalho e escola construídos por adolescentes trabalhadores. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos