A GEOGRAFIA ENTRE CONHECIMENTO SITUADO, ABORDAGEM DESCOLONIAL E INTERSECCIONALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a55621

Palavras-chave:

Teoria da geografia, conhecimento situado, abordagens descoloniais, interseccionalidade, transterritorialidade

Resumo

Este artigo focaliza algumas transformações recentes na Geografia em diálogo com outras Ciências Sociais e que revelam amplo potencial para desdobramentos futuros. “Geografar” é visto como a capacidade de reconhecer e praticar a mudança de perspectiva espacial, habilitando-nos, assim, a conviver com a alteridade e a multiplicidade de visões (e práticas) de mundo(s). A Geografia é concebida como/através do conhecimento situado (ou do “saber localizado” nos termos de Donna Haraway). Abordagens descoloniais na América Latina fortalecem e complexificam essa leitura ao enfatizarem a interseção – ou a interseccionalidade – entre as múltiplas manifestações (classe, gênero, etnia...) do poder e o trânsito entre as múltiplas territorialidades aí inseridas. Tanto a Geografia em sentido amplo quanto o enfoque descolonial são considerados intrinsecamente como conhecimentos situados e interseccionais. 

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Haesbaert, R. (2022). A GEOGRAFIA ENTRE CONHECIMENTO SITUADO, ABORDAGEM DESCOLONIAL E INTERSECCIONALIDADE. GEOgraphia, 24(53). https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2022.v24i53.a55621

Edição

Seção

Dossiê - Geografia e descolonialidade desde uma perspectiva latino-americana