Chamada de Artigos | Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas - Revista Gragoatá v. 30, n. 66

2023-10-26

Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas


Editores
Dr. Ebal Bolacio (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Dr. Paul Voerkel (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)

O mundo sempre apresentou – e apresenta ainda – uma grande diversidade linguística. Uma consequência dessa diversidade é a presença de mais de uma língua na maioria das sociedades no mundo. Alguns desses contextos multilíngues são um fenômeno antigo, outros se devem a fenômenos recentes de migração, que se torna cada vez mais intensa em muitas regiões do globo. Para além desse contato de línguas motivado pela Globalização que conduz a novos contextos multilíngues, outro desafio se coloca: o do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em um mundo no qual as distâncias são cada vez menores, levando a uma maior interação entre as pessoas e, por conseguinte, entre as línguas.

Esta edição do Gragoatá busca reunir trabalhos que apresentem temas relacionados a esses desenvolvimentos recentes e que discutam a interface Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas de uma forma ampla, já que “(...) ensinar línguas é tanto uma decisão quanto um ato político.” (DAY, 2016, p. 85)

Convidamos contribuições sobre quaisquer tópicos em Ensino de Línguas que tematizem a relação e a importância das políticas linguísticas, especialmente em uma abordagem glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), tanto no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, quanto no âmbito de línguas minorizadas ou de herança. Nesse contexto, também são bem-vindas contribuições que abordem questões de escolha de idioma, poder e prestígio, promoção e o uso de línguas no contexto escolar. (KRUMM, 2021)

As contribuições podem ser redigidas em alemão, espanhol, francês, inglês ou português e devem ser enviadas entre 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024 (prazo final). Eles estarão sujeitos a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em janeiro de 2025.

Submissões: de 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024
https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines