Contingência e expressão: o conceito de “prática articulatória” na Análise Crítica do Discurso

Autores

  • Anna Elizabeth Balocco UERJ

Palavras-chave:

Discurso. Teoria crítica. Realismo crítico. Prática articulatória

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as relações entre necessidade e contingência nos estudos da linguagem, desenvolvida no âmbito da Análise Crítica do Discurso (ACD) e com foco no conceito de “prática articulatória”. Inicia-se pela apresentação do realismo crítico (orientação filosófica cujos postulados informam os estudos do discurso de orientação crítica) e por um breve histórico da ACD. Após o exame de questões centrais neste quadro teórico, são feitas considerações sobre a forma como a ACD mobiliza a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para dar conta das relações entre necessidade e contingência na análise linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Elizabeth Balocco, UERJ

Doutora em Linguística pela UFRJ (2000), professora adjunta de Língua Inglesa da UERJ e docente no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição (área de concentração: Mestrado em Linguística). Vice-diretora do Instituto de Letras no período de 2004-2007, atualmente é sub-chefe do Departamento de Letras Anglo-germânicas e membro do Conselho Editorial da Revista Matraga, do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ. Orientadora de várias dissertações de mestrado concluídas ou em andamento, tem vários trabalhos publicados, na forma de artigos e capítulos de livros.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Balocco, A. E. (2009). Contingência e expressão: o conceito de “prática articulatória” na Análise Crítica do Discurso. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33107

Edição

Seção

Artigos de Linguagem