Contingência e expressão: o conceito de “prática articulatória” na Análise Crítica do Discurso
Mots-clés:
Discurso. Teoria crítica. Realismo crítico. Prática articulatóriaRésumé
Este artigo apresenta uma discussão sobre as relações entre necessidade e contingência nos estudos da linguagem, desenvolvida no âmbito da Análise Crítica do Discurso (ACD) e com foco no conceito de “prática articulatória”. Inicia-se pela apresentação do realismo crítico (orientação filosófica cujos postulados informam os estudos do discurso de orientação crítica) e por um breve histórico da ACD. Após o exame de questões centrais neste quadro teórico, são feitas considerações sobre a forma como a ACD mobiliza a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para dar conta das relações entre necessidade e contingência na análise linguística.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.