John Donne satirista: metáfora, engenho & arte

Autores

  • Lavinia Silvares Fiorussi USP

Palavras-chave:

Gênero satírico. John Donne. Poesia seiscentista

Resumo

Este artigo trata das sátiras de John Donne com foco nas metáforas e nas agudezas que efetuam. Considerando o gênero das composições, também se detém nos critérios históricos que determi­navam o decoro e a verossimilhança da sátira seiscentista, mostrando que a metáfora do tipo cômico-escabroso, obsceno ou lascivo é comum e adequada ao gênero. Na análise de alguns ver­sos selecionados, procura-se exemplificar o uso sempre engenhoso e técnico que o poeta fazia do elenco de lugares de invenção já autorizados para a composição satírica, ao mesmo tempo imitando os satiristas latinos e variando agudamente a elocução e os conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavinia Silvares Fiorussi, USP

É doutora pela área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - Depar­tamento de Letras Modernas, USP, e membro de The International Society for the History of Rhetoric. Atualmente, investiga as variações históricas na concei­tuação de “wit” e as poéticas dos séculos XVI e XVII, como pós-doutoranda FAPESP no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Fiorussi, L. S. (2009). John Donne satirista: metáfora, engenho & arte. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33131