John Donne satirista: metáfora, engenho & arte
Mots-clés:
Gênero satírico. John Donne. Poesia seiscentistaRésumé
Este artigo trata das sátiras de John Donne com foco nas metáforas e nas agudezas que efetuam. Considerando o gênero das composições, também se detém nos critérios históricos que determinavam o decoro e a verossimilhança da sátira seiscentista, mostrando que a metáfora do tipo cômico-escabroso, obsceno ou lascivo é comum e adequada ao gênero. Na análise de alguns versos selecionados, procura-se exemplificar o uso sempre engenhoso e técnico que o poeta fazia do elenco de lugares de invenção já autorizados para a composição satírica, ao mesmo tempo imitando os satiristas latinos e variando agudamente a elocução e os conceitos.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.