Semiótica e retórica
Palavras-chave:
Figuras da mistura. Figuras da triagem. Intensidade. Extensidade. Implicação. ConcessãoResumo
Este trabalho, depois de mostrar que a retórica estuda os procedimentos discursivos que possibilitam ao enunciador produzir efeitos de sentido que permitem fazer o enunciatário crer naquilo que foi dito, propõe que as diferentes teorias do discurso devem herdar a retórica, levando em consideração séculos de estudos já realizados. Herdar a retórica quer dizer lê-la à luz dos problemas teóricos enunciados na atualidade, investigar as questões abordadas por ela segundo o ponto de vista das questões teóricas modernas. Em seguida, examina-se a maneira como a semiótica francesa está tratando, de um lado, a chamada retórica das figuras; de outro, a denominada retórica argumentativa, num processo de incorporação teórica das aquisições dos retores antigos. Expõese o que são figuras e argumentos da mistura e da triagem, figuras da valência da intensidade, figuras da valência da extensidade e argumentos implicativos e concessivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.