Semiótica e retórica

Autores

  • José Luiz Fiorin USP

Palavras-chave:

Figuras da mistura. Figuras da triagem. Intensidade. Extensidade. Implicação. Concessão

Resumo

Este trabalho, depois de mostrar que a retórica estuda os procedimentos discursivos que possibilitam ao enunciador produzir efeitos de sentido que permitem fazer o enunciatário crer naquilo que foi dito, propõe que as diferentes teorias do discurso devem herdar a retórica, levando em consideração séculos de estudos já realizados. Herdar a retórica quer dizer lê-la à luz dos problemas teóricos enunciados na atualidade, investigar as questões abordadas por ela segundo o ponto de vista das questões teóricas modernas. Em seguida, examina-se a maneira como a semiótica francesa está tratando, de um lado, a chamada retórica das figuras; de outro, a denominada retórica argumentativa, num processo de incorporação teórica das aquisições dos retores antigos. Expõese o que são figuras e argumentos da mistura e da triagem, figuras da valência da intensidade, figuras da valência da extensidade e argumentos implicativos e concessivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Fiorin, USP

É Doutor em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1983-1984) e na Universidade de Bucareste (1991-1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Lingüística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Ligüística na CAPES (1995-1999). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: enunciação, estratégias discursivas, procedimentos de constituição do sentido do discurso e do texto, produção dos discurso sociais verbais.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

Fiorin, J. L. (2007). Semiótica e retórica. Gragoatá, 12(23). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33175

Edição

Seção

Artigos de Linguagem