Transitividade verbal: uma análise funcional das manifestações discursivas do verbo “fazer”

Autores

  • Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva UnP

Palavras-chave:

transitividade, verbo fazer, prototípico, manifestações discursivas

Resumo

Este estudo objetiva analisar a transitividade do verbo fazer em dados de textos reais (orais e escritos), bem como comparar, em relação à transitividade, o desencontro existente entre o conceito puramente teórico, trabalhado pela Gramática Tradicional, e aquele que reflete um ato discursivo/ comunicativo do falante. Com base no quadro teórico da lingüística funcional contemporânea, entendemos transitividade como um complexo de traços sintático-semânticos que, prototipicamente, apresenta um sujeito/agente e um objeto/paciente, a partir da manifestação discursiva do verbo na cláusula. Utilizamos as categorias analíticas transitividade e prototipicalidade, além da aplicação dos processos de metonímia e de metáfora. Os dados analisados foram retirados do Corpus Discurso & Gramática, composto de textos produzidos por alunos do último ano do ensino superior, distribuídos nos seguintes tipos: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada e relato de procedimento. Após este estudo, vimos que há possibilidades diversificadas de se analisar a transitividade a partir da manifestação discursiva do verbo. As cláusulas com fazer apresentaram variação sintático-semântico-pragmática, levando- nos a concluir que transitividade é muito mais uma questão de gradação do que de regras prontas ou fórmulas fixas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva, UnP

Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professora e diretora do Curso de Letras da Universidade Potiguar – UnP, pesquisadora do grupo D&G/UFRN e co-autora dos seguintes livros: Comunicação e Expressão I. Natal/RN: NEAD/UnP, 2006, v. 1. p. 162; e Comunicação e Expressão II. Natal/RN: NEAD/UnP, 2006, v. 2. p. 156.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Silva, C. M. M. B. da. (2006). Transitividade verbal: uma análise funcional das manifestações discursivas do verbo “fazer”. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33217

Edição

Seção

Artigos de Linguagem