Transitividade verbal: uma análise funcional das manifestações discursivas do verbo “fazer”
Palavras-chave:
transitividade, verbo fazer, prototípico, manifestações discursivasResumo
Este estudo objetiva analisar a transitividade do verbo fazer em dados de textos reais (orais e escritos), bem como comparar, em relação à transitividade, o desencontro existente entre o conceito puramente teórico, trabalhado pela Gramática Tradicional, e aquele que reflete um ato discursivo/ comunicativo do falante. Com base no quadro teórico da lingüística funcional contemporânea, entendemos transitividade como um complexo de traços sintático-semânticos que, prototipicamente, apresenta um sujeito/agente e um objeto/paciente, a partir da manifestação discursiva do verbo na cláusula. Utilizamos as categorias analíticas transitividade e prototipicalidade, além da aplicação dos processos de metonímia e de metáfora. Os dados analisados foram retirados do Corpus Discurso & Gramática, composto de textos produzidos por alunos do último ano do ensino superior, distribuídos nos seguintes tipos: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada e relato de procedimento. Após este estudo, vimos que há possibilidades diversificadas de se analisar a transitividade a partir da manifestação discursiva do verbo. As cláusulas com fazer apresentaram variação sintático-semântico-pragmática, levando- nos a concluir que transitividade é muito mais uma questão de gradação do que de regras prontas ou fórmulas fixas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.