Transitividade verbal: uma análise funcional das manifestações discursivas do verbo “fazer”
Mots-clés:
transitividade, verbo fazer, prototípico, manifestações discursivasRésumé
Este estudo objetiva analisar a transitividade do verbo fazer em dados de textos reais (orais e escritos), bem como comparar, em relação à transitividade, o desencontro existente entre o conceito puramente teórico, trabalhado pela Gramática Tradicional, e aquele que reflete um ato discursivo/ comunicativo do falante. Com base no quadro teórico da lingüística funcional contemporânea, entendemos transitividade como um complexo de traços sintático-semânticos que, prototipicamente, apresenta um sujeito/agente e um objeto/paciente, a partir da manifestação discursiva do verbo na cláusula. Utilizamos as categorias analíticas transitividade e prototipicalidade, além da aplicação dos processos de metonímia e de metáfora. Os dados analisados foram retirados do Corpus Discurso & Gramática, composto de textos produzidos por alunos do último ano do ensino superior, distribuídos nos seguintes tipos: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada e relato de procedimento. Após este estudo, vimos que há possibilidades diversificadas de se analisar a transitividade a partir da manifestação discursiva do verbo. As cláusulas com fazer apresentaram variação sintático-semântico-pragmática, levando- nos a concluir que transitividade é muito mais uma questão de gradação do que de regras prontas ou fórmulas fixas.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.