Aquisição lingüística sob a ótica dos modelos multirepresentacionais

Autores

  • Christina Abreu Gomes UFRJ
  • Aline Rodrigues Benayon UFRJ
  • Márcia Cristina Pontes Vieira UFRJ

Palavras-chave:

variação, aquisição, freqüência

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de três pesquisas focalizando a aquisição da variação estruturada de padrões fonológicos por crianças na comunidade de fala do Rio de Janeiro, tendo os Modelos Baseados no Uso como referencial teórico. Nessa abordagem, assume-se que a variação sociolingüística é representacional, não uma regra, conforme a tradição dos estudos sociolingüísticos, e é parte do conhecimento lingüístico do falante, que deve ser adquirido. Distribuições de freqüências das variantes observadas na produção das crianças por faixa etária podem ser vistas como reflexos da maneira como as variantes estão sendo armazenadas e adquiridas. Gradualidade e efeitos de freqüência permeiam o processo aquisitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Abreu Gomes, UFRJ

Doutora em Lingüística pela UFRJ e professora do Departamento de Lingüística e Filologia da UFRJ, com pós-doutoramento na University of York, Inglaterra. Tem publicado regularmente capítulos de livros e artigos em periódicos especializados na área da sociolingüística, mudança e variação lingüística, como Aquisição lingüística em contexto de input variável: a emergência das variantes de dativo. Revista de Estudos da Linguagem, v. 12 (2004) e Variação e mudança na expressão do dativo no português brasileiro. In: Mudança Lingüística em Tempo Real, Contracapa/Faperj (2003).

Aline Rodrigues Benayon, UFRJ

Doutoranda e mestre em Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFRJ. Graduada em Letras (Português- Literatura) pela UFRJ.

Márcia Cristina Pontes Vieira, UFRJ

Mestre em Lingüística pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFRJ. Especialista em Literatura Brasileira pela UERJ.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Gomes, C. A., Benayon, A. R., & Vieira, M. C. P. (2006). Aquisição lingüística sob a ótica dos modelos multirepresentacionais. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33228

Edição

Seção

Artigos de Linguagem