Identidades profissionais em contextos organizacionais 'glocais'

Autores

  • Maria do Carmo Leite de Oliveira PUC-Rio
  • José Roberto Gomes da Silva PUC-Rio

Palavras-chave:

organizational change, identity, culture, privatization

Resumo

Uma das mais importantes questões relativas à mudança organizacional é o efeito sobre as identidades dos indivíduos, o que se torna ainda mais complexo quando diferentes culturas estão envolvidas, como tem sido o caso das privatizações de empresas no Brasil. Este estudo analisa o discurso de dois empregados de uma empresa brasileira que, após privatizada, passou a ser gerida por um grupo europeu. Por meio desta análise, procura-se compreender como os dois indivíduos vêem a situação de mudanças, em termos da inserção dos estrangeiros no cenário organizacional e de seu autoconceito. Os resultados mostram que, ao falarem sobre os estrangeiros, os indivíduos procuram reforçar as suas próprias identidades, como tentativa de lidar com os desafios do contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Leite de Oliveira, PUC-Rio

Professora Associada do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É doutora em Lingüística Aplicada ao Português com trabalho focado na comunicação no contexto das organizações empresariais. Tem artigos publicados em livros e revistas especializadas sobre atendimento a cliente, identidade profissional e contextos organizacionais em processo de mudança. Publicou recentemente Language, teclmology and modernity: a study on interaction in a Call Center (Lisbon Centre for English Studies, 2004).

José Roberto Gomes da Silva, PUC-Rio

Professor Assistente do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É doutor em Administração com trabalhos focados em organizações em processo de mudança. Tem artigos publicados em livros, revistas e anais dos principais congressos na área de Administração. Publicou recentemente Communication and the Reconstruction of Identities in the Context of Organizational Change in Brazil (Lisbon Centre for English Studies, 2004).

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Oliveira, M. do C. L. de, & Silva, J. R. G. da. (2005). Identidades profissionais em contextos organizacionais ’glocais’. Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33276

Edição

Seção

Artigos de Linguagem