Diaspora in Caryl Phillip's "Crossing the river" (1993) and "A Distant shore" (2003)

Autores

  • Thomas Bonnici Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) / São José do Rio Preto

Palavras-chave:

romance caribenho, Caryl Phillips, diáspora, subjetividade, hibridismo

Resumo

Diaspora em Crossing the river (1993) e A distant shore (2003) de Caryl Phillips

Investigam-se no contexto da literatura caribenha os dois tipos de diáspora, ou seja, a antiga que compreende os escravos e os trabalhadores asiáticos contratados, e a moderna que abrange os refugiados, o tráfico de mulheres e imigrantes procurando trabalho. Os romances Crossing the River e A Distant Shore, de Caryl Phillips, publicados respectivamente em 1993 e 2003, tratam dos dois tipos de diáspora. Enquanto a primeira analisa as diferentes trajetórias de um ex-escravo estadunidense repatriado a Libéria e de uma mulher negra em sua viagem ao oeste dos Estados Unidos, rumo à liberdade, a segunda discursa sobre os problemas diaspóricos de um Africano contemporâneo que foge de seu país para afastar-se da guerra civil e para achar emprego num país democrático. Os resultados da pesquisa mostram que numa economia transnacional as pessoas da antiga diáspora tendem a encontrar a liberdade e a subjetividade mais do que aquelas envolvidas na diáspora moderna. Nesse último caso a frustração e a solidão são factíveis.

---

Artigo em inglês

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas Bonnici, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) / São José do Rio Preto

Doutor em Letras pela UNESP (São José do Rio Preto) e professor de Literaturas em Língua Inglesa na Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR). Publicou vários artigos científicos nas revistas Acta Scientiarum (Maringá), Mimesis (Bauru), Gragoatá (Niterói), Publicatio (ponta Crossa), Ilha do Desterro (Florianópolis) e, mais recentemente, os Iivros O pós-colonialismo e a literatura, Short Stories, An Anthology for Undergraduates (2002) e Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas (2003), ambos pela EdUEM (Editora da Universidade Estadual de Maringá).

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Bonnici, T. (2005). Diaspora in Caryl Phillip’s "Crossing the river" (1993) and "A Distant shore" (2003). Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33319

Edição

Seção

Artigos de Literatura